Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos




"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)




* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

10/06/2008

Ana e os Bonecos - Impressões de Antologia e Poemes Visuals - Jordi Bertran
















JORDI BERTRAN
Por Ana Luiza Alves

Minhas impressões surgem de 2 espetáculos que assisti e de informações diversas que busquei sobre os trabalhos de Jordi Bertran e sua Cia.

Assisti os espetáculos da Cia Jordi Bertran no Festival Internacional de Teatro de Bonecos, que aconteceu agora em junho, em B.H. O 1º que ví, foi o "Antologia"... Várias histórias contadas por bonecos de fio. A "simplicidade" das histórias nos leva a um estado de "olhos arregalados" frente a marionetes que contam seus casos. Fatos simples como um "banquinho verde" nos entretêm e nos fazem encarar quase imóveis, um encantador palhaço que tem um banquinho verde que só ele tem. Porque nós não temos banquinhos verdes...

Se há algo para se impressionar, está na suavidade das bolhas de sabão manipulados por um homem manipulado... Quando elas rolam... ... ... "óóóóóóóóÓÓÓÓ!!!!!!

"Poemes Visuals" apresentado no mesmo festival pela Cia, encanta, encanta e encanta!!! Letras feitas de espuma contam diversos poemas. Jordi ainda encanta no canto e no violão! Tem história pra todo gosto: desde um famoso "T" com seu salto espetacular até letras que dançam dança espanhola, que dançam ginástica rítmica e que fazem xixi.

À nós marionetistas e bonequeiros fica o recado: de se acreditar no que se faz e no que se ama. É necessário dedicação, amor, estudo... Teatro de bonecos é lúdico sim, mas, não é brincadeira. Fica o ensinamento de que não é necessário sacudir boneco para ele falar... Ele fala no ato simples e seguro, nos movimentos reconhecidos por todo o mundo...

Que talvez o cenário grandioso e as artes plásticas não sejam o principal. Jordi não tem cenário grandioso e "Poemes" apresenta-se basicamente com espumas e isopor.

Tornei-me uma fã da Cia.

...E Jordi terminou o espetáculo, aplaudimos e ele deixou a cena... Como se todas as marionetes tão desinibidas se voltassem a um tímido Jordi Bertran.

Poemes Visuals

Criação e direção: Jordi Bertran
Intérpretes: Jordi Bertran, Paulette San Martín, Eduardo Tellechea e Inés Alarcón González.

Antologia

Criação, direção e interpretação: Jordi Bertran

Para ver mais acesse: www.jordibertran.cat

"O catalão Jordi Bertran - um dos maiores especialistas em bonecos de fio aperfeiçoou seus conhecimentos em escolas na Inglaterra, Alemanha e Polônia. Uma das características dos espetáculos da Cia Jordi Bertran é uma boa resistência ao tempo, que permite seguir conectado com o público durante anos. Graças ao esforço de muitos artistas e colaboradores, a Cia Jordi Bertran é, hoje, uma das mais prestigiadas da Espanha. O reconhecimento da crítica e do público é traduzido em 19 prêmios nacionais e internacionais." (Do material publicitário do Festival Internacional de Teatro de Bonecos, BH, 2008.)


Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br