Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos




"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)




* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

13/01/2009

Ana e os Bonecos - ÂNIMA - Teatro e Performance







* Material enviado por Susan Lopez via e-mail.

Susan Lopes, é atriz e bonequeira, apaixonada pelo Teatro de Animação. A pouco mais de 1 ano fundou a Cia Ânima de Teatro e Performance e estreiou o espetáculo "It" (1ª montagem da cia), com o qual participou da Mostra SESI de Teatro de Bonecos e Formas Animadas em 2008.

Susan trabalha com bonecos desde 2000 e atuou em diversos grupos e cia's até em 2007, criar a sua própria. Sua busca maior? ...o diálogo do teatro de bonecos com outros segmentos, artísticos ou não.

Para ela, a Ânima e o IT são mais que um trabaho. São um projeto de vida!
Conheça mais sobre este trabalho, no texto abaixo. Depois, acesse o site da Cia. Vale a pena!
O Espetáculo IT
"Um lugar escuro e familiar. Num momento único da concepção, nasce um ser. Quem é? O que é? Ele próprio não se sabe ainda. Num impulso vital vai entre erros e acertos conhecendo. Descobre a si mesmo, ao mesmo tempo em que descobre o mundo, pois que não se separam. Existem como contrapartes de uma mesma totalidade. Tudo acontece em um universo cíclico, onde o tempo retorna sempre na eterna ordem das coisas. It é um espetáculo que revive, em Teatro de Animação, a jornada humana do nascimento à morte.


Em linguagem não verbal, o espetáculo resulta da interação entre vários elementos simbólicos – uma marionete, um pote, flores e pássaros – que vão tornando as cenas fluídas, sem acontecimentos externos extravagantes. A ênfase é dada nos processos, explosões e descobertas interiores, impulsionadas por acontecimentos aparentemente insignificantes, de forma sutil e lúdica. Convidam o espectador a uma interpretação dos símbolos segundo suas próprias projeções imaginativas. Colocam-no em posição de interator, a quem se delega o papel de co-autor ou finalizador da obra teatral."
A Cia Ânima de Teatro e Performance
A parceria da atriz e marionetista Susan Lopes com o ator e performer Carlos Meloni teve início no ano de 1999, quando participaram da montagem do espetáculo “A história não é bem assim”, ganhadora do Mapa Cultural Paulista na fase municipal. Em 2001 realizam a montagem do espetáculo “Yauka Iypyrungaua – A Criação do Mundo”, em Teatro de Sombras. Em 2002 estréiam “Aí vem o Trem”, com bonecos de espuma e técnica de manipulação direta. Em 2003 apresentam o espetáculo “Louco Circo do Desejo”, de Consuelo de Castro. Nos anos de 2004 a 2006, partem para pesquisas separadas nos campos do teatro de animação e do teatro performático. Ambos participam da montagem de diversos espetáculos com outras companhias. Essa experiência rende a Carlos o prêmio de melhor figurino no XIX Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba com o espetáculo “Vem Vento”, participando com este da 7ª Mostra SESI de Teatro Infantil. Susan também participa de várias mostras e festivais, dentre os quais merecem destaque a Mostra SESI de Teatro de Bonecos, o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos em Curitiba, o Festival “A Casa Mágica” em Valongo do Vouga (Portugal), dentre outros, todos no ano de 2006.Em 2007 os artistas retomam a parceria com a proposta de integrar as experiências adquiridas e as linguagens do teatro de animação e do teatro performático. Nasce a Cia. Ânima de Teatro e Performance e sob a nova denominação surge o espetáculo “It”, que em 2008 fez parte da 9ª Mostra SESI de Teatro de Bonecos e Formas Animadas, sendo apresentado em 15 cidades do estado de São Paulo, totalizando mais de 4.500 espectadores. No mesmo ano o espetáculo é convidado a se apresentar no Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação no Festival de Teatro de Bonecos do Shopping Jardim Sul, ambos na cidade de São Paulo. Ainda em 2008, os atores realizam a performance “Conhece-te a ti mesmo”, em parceria com o poeta e artista plástico Carlos Eduardo Martins e apresentada no lançamento da página de Filosofia do Jornal da Cidade de Bauru. Também a convite do mesmo, iniciam a montagem do espetáculo “Photomatom e Vox com o núcleo UNA de Teatro, selecionado pela Lei de Estímulo à Cultura do Município de Bauru.A Cia. Ânima de Teatro e Performance finaliza o ano de 2008 satisfeita com os resultados de seu trabalho e inicia a montagem de mais dois espetáculos que estréiam em 2009, sempre seguindo o princípio da busca por novos parâmetros e conceitos, onde o resultado final seja a arte verdadeira.
A cia tem sede em Bauru, São Paulo.

Contato: 55 14 3234-7663; 3018-0942; 9114-1206
*Fotos cedidas por Susan Lopes; espetáculo "IT".
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br