Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos



"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)



* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

20/01/2009

É TÍPICO! Wayang Kulit










Wayang Kulit

Fotos: da esquerda para a direita: 1 - Mestre Indonésio manipulando/Java; 2- Cena do espetáculo/visão do público; 3- bonecos preparados para o espetáculo fincados em tipo de bambu/Jacarta; 4- orquestra de gongos/Jacarta.

Wayang kulit é o teatro de bonecos típico indonésio. Tem suas origens nas ilhas de Java e Bali. Devido à sua importância para seu povo e para o mundo, recebeu o título de "Patrimônio Oral e Intangível Cultural da Humanidade; conferido em 07/11/2003 pela UNESCO.
"Wayang" significa teatro, "kulit" pele, referindo-se ao cabedal que é um dos materiais especiais que compõem os bonecos. O couro empregado na fabricação dos mesmos, passa semanas sendo trabalhado até ganhar forma e transparência nas mãos dos seus criadores.

O teatro de bonecos indonésio tem caráter essencialmente didático, moral, ritualista e ao mesmo tempo, de entretenimento. Os personagens incluem reis, princesas, gigantes, deuses, demônios e cidadãos que se distinguem através das feições e das cores. Por exemplo, personagens de olhos finos são elegantes e cultas, enquanto que as de olhos redondos são da mais baixa "categoria social". Os tipos de narizes também estão ligados às personalidades dos bonecos. Estes, representam não só o aspecto físico, mas sobretudo o próprio espírito dos heróis e deuses que intervêm ao longo do espetáculo.

As figuras bidimensionais, feitas em couro finamente recortado e pintado, são manipuladas, por detrás de um écran. A manipulação é feita de baixo para cima como nos bonecos de vara. A sua imagem projeta-se numa tela com a ajuda de uma lâmpada de óleo ou elétrica. Uma vara central é fixada ao longo do corpo (comumente usam-se chifres), enquanto que outras duas varas controlam a articulação dos braços.

O mestre do teatro de bonecos indonésio é o Dalang. Ele anima as sombras e os bonecos, declama e canta textos e poemas, empresta uma voz a cada personagem, improvisa as farsas e dirige o "gamelão" (orquestra típica com sonoridade de gongos).

Indonésia: país insular do Sudeste da Àsia, que agrupa a maioria das ilhas da Insulíndia, situado entre o Oceno Pacífico a E, e o Oceano Índico a O (...) capital: Jacarta. Língua Oficial: Indonésio. (Fonte: Grande Enciclopédia Larousse Cultural), 1988, Editora Círculo do Livro, pg.3212/livro 16).

Texto: Ana Luiza Alves
Fontes consultadas: Blog Bali e Museu da Marioneta de Lisboa.

video
 
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br