Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos




"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)




* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

08/03/2010

Clube da Sombra - Parte 1

Bonequeiros,
em 2008 eu tive o prazer de conhecer a "Bolha Luminosa" no Teatro Francisco Nunes, Festival de Teatro de Bonecos em BH, Minas. Fiquei encantada com as manifestações populares brasileiras apresentadas através do teatro de sombras.

Depois, conheci por dentro da bolha, junto a algumas crianças e adultos bonequeiros. Foi uma experiência inesquecível! Tanto que pensando em apresentar o teatro de sombras aos leitores do blog, a primeira coisa que me veio à cabeça foi: a bolha luminosa...

Mandei um e-mail ao Grupo e fui prontamente atendida. Muito obrigada, Alexandre! 

Divido com vocês o material e carinho recebidos. Apresentarei-os em 3 partes.

Com vocês, a Cia Teatro Lumbra! 

A Companhia teatral foi fundada em Porto Alegre em janeiro do ano 2000, pelo pesquisador, cenógrafo e encenador Alexandre Fávero para pesquisar e montar o espetáculo para crianças corajosas “Sacy Pererê – A Lenda da Meia-Noite”, recebendo várias indicações a troféus de teatro infantil em Porto Alegre, depois de dois anos de pesquisa de linguagem e produção desse espetáculo que une a dinâmica do cinema ao teatro de sombras contemporâneo. Assim iniciava a trajetória de prêmios de iluminação e trilha sonora nas produções. Este foi o primeiro de vários espetáculos e experiências exclusivas e que formam um repertório personalizado pela profundidade da pesquisa e um alto grau de experimentalismo em seu conceito com a arte das sombras.

Depois de prêmios e turnês pelo Brasil a Cia Teatro Lumbra ampliou a difusão e a popularização desse gênero de teatro de animação através da partilha de suas descobertas ministrando oficinas e uma exclusiva “Vivência no Teatro de Sombras” em festivais e projetos de artes cênicas em mais de 40 edições por 15 estados do Brasil. Também circulou com os espetáculos “A Salamanca do Jarau” e “Auto Luminoso de Natal”, ambos premiados nas categorias de iluminação e trilha sonora.

Essas experiências e produções envolveram grandes parceiros e artistas na criação e produção de trilhas sonoras, materiais gráficos, projetos, videoclipes, notícias, matérias jornalísticas, programas de TV, filmes cinematográficos, pesquisas acadêmicas, eventos e uma ampla área de atuação com distintas possibilidades e formas de expressão.

As ações não ficaram apenas restritas as salas de espetáculos, estúdios e teatros. A necessidade de novos desafios impulsionou a criação de aparatos, ferramentas, formatos e estilos expressivos para os mais variados espaços e públicos. Com a “Bolha Luminosa” foram realizadas performances noturnas na rua, ações experimentais para crianças e adultos e a participação em eventos festivos e corporativos. O aperfeiçoamento técnico da equipe de sombristas e dos técnicos alavancou novas perspectivas no mercado da arte possibilitando oferecer aos clientes e parceiros a assessoria para espetáculos e obras de arte com criatividade e profissionalismo. Para assinar essas produções foi criado o Clube da Sombra Criações e Produções Artísticas Ltda. Uma empresa interessada em atender o mercado nacional e internacional disponibilizando o talento, o conhecimento, os métodos e a experiência nas produções teatrais, musicais, publicitárias, televisivas, formativas, experimentais e cinematográficas, aumentando o alcance e interesse dos espectadores e curiosos sobre a arte milenar das sombras, mas com a peculiaridade artesanal e moderna da arte teatral feita no sul do país.

Essa peculiaridade nas produções da Cia Teatro Lumbra é percebida na pesquisa de temas ligados à cultura brasileira para a criação das suas encenações e o resultado desse investimento é o grande interesse e curiosidade do público em se aproximar das obras de arte para entender mais sobre a sua cultura e como é realizada uma obra de arte teatral. A participação em vários festivais de teatro pelo Brasil e em importantes projetos nacionais fazem com que a continuidade das pesquisas gere novas propostas e descobertas, assegurando a autonomia produtiva e revelando nas produções a união da arte, da ciência, da filosofia, da psicologia e do sobrenatural em todos os processos experimentados.

Atualmente as ações da Cia Teatro Lumbra estão focadas no aprofundamento teórico e técnico das produções, na finalização de um estúdio próprio para as pesquisas e nas pequenas produções independentes que incluem experiências com a poesia falada na mais recente temporada de “Poemas Noturnos – Na Sombra das Palavras”, na dramaturgia intuitiva e na tecnologia híbrida da duvidosa performance “EXPLUM – Experiências Luminosas”, nas esporádicas intervenções do radical “Experimento: TRANSAPIENS” e no “Jogo de Silhuetas”, uma brincadeira urbana para projeções interativas com crianças e adultos.

As novas pesquisas para a difusão da arte do teatro de sombras para o ano de 2010 incluem as projeções em locais inusitados com as “Sombras Gigantes”, as experiências minimalistas com as aparições do “MANOBRASABSTRATAS” em pequenos espaços, além da continuidade da comercialização do repertório, a pesquisa de um novo espetáculo com tema científico, um curta-metragem sobre a estética da sombra, a organização de um livro sobre o gênero da sombra e o investimento nas produções independentes.

Nosso ponto de encontro e farol noturno que ilumina novos horizontes continua sendo o obscuro espaço virtual: www.clubedasombra.com.br

Aqui tem algumas dicas e conceitos apreendidos nesses dez anos de trabalho que podem colaborar com quem deseja fazer amizade com as sombras e trabalhar sua expressividade com essas amigas encantadoras e traiçoeiras.

Um grande abraço agradecido e repleto de deslumbramentos.

Alexandre Fávero
Diretor e Sombrista

Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br