Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos




"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)




* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

01/03/2010

Exposição de Bonecas do Japão no Pará

*Fonte: http://www.portalcultura.com.br/?site=2&pag=conteudo&mtxt=15273&cabeca=Exposi%C3%A7%C3%A3o%20de%20Bonecas%20e%20kimono%20do%20Jap%C3%A3o%20ser%C3%A1%20aberta%20ao%20p%C3%BAblico%20paraense

Exposição de Bonecas e kimono do Japão será aberta ao público paraense



Será na próxima quarta-feira (3), no Museu Histórico do Estado do Pará


01/03/2010 - 12:45


Será aberta na próxima quarta-feira (3), a exposição de Bonecas e kimono do Japão, no Museu Histórico do Estado do Pará. A mostra será aberta no dia que se comemora o Dia das Meninas no Japão. Dentre as obras, o kimono será exposto pela primeira vez para o público paraense.

Hinamatsuri - O Dia das Meninas ou o Hinamatsuri é celebrado no terceiro dia do mês de março, quando as bonecas são dispostas no lugar mais nobre da casa e a família reúne as filhas e suas amigas, fazendo preces para que elas cresçam com saúde, beleza e feliz, além de um bom casamento.

Os pais que não possuem tais relíquias de família, compram novos jogos de bonecas no nascimento do primeiro bebê do sexo feminino.

Geralmente, um conjunto consiste de quinze bonecas trajando roupas antigas e de miniaturas de utensílios domésticos, colocados numa escadaria especial ou hina-dan que consiste de várias prateleiras superpostas cobertas por um pano vermelho.

As filhas da casa e suas amigas reúnem-se diante do hina-dan, trocando saudações cerimoniosas e praticando as etiquetas que lhes foram ensinadas. Terminando a festividade, as bonecas e os utensílios são cuidadosamente guardados em caixas até o ano seguinte.

Kimono - Kimono, em japonês significa literalmente “algo que uma pessoa veste”. Originalmente, a palavra referia-se a todos os tipos de vestuário; atualmente está associada à veste tradicional japonesa, utilizada em ocasiões formais como formatura, casamento e outras cerimônias. Entretanto, ainda há uma parcela da população que veste o kimono no dia-a-dia.

Usam-se tipos diferentes de kimono, tais como hômongi, furisode, montsuki-haori-hakama, utikake e outros, de acordo com a ocasião e a estação do ano. De um modo geral, o kimono é inspirado nas paisagens e belezas naturais, terra tão amada por esse povo.

Bonecas japonesas - As bonecas existem desde os primórdios da cultura japonesa e, muitas vezes representam a história de seus costumes. Chamadas de ningyo, muitas representavam personagens do Kabuki ou Nô (teatros tradicionais japoneses) da época. Ao longo do tempo, elas foram sofrendo pequenas modificações.

Na exposição também serão mostradas as maquetes das quatro construções tombadas pelo patrimônio histórico da UNESCO. O vernissage será em 03 de março e a visitação à exposição estará aberta de 04 a 31 de março de 2010. Durante esse período as escolas podem agendar as visitas monitoradas pelo telefone (91)4009-9831.

Serviço: Exposição Hinamatsuri - Bonecas e Kimono do Japão
Local: Museu Histórico do Estado do Pará
Sala Manoel Pastana (Pça. D. Pedro II, s/n)
Abertura: 03 de março de 2010 (quarta-feira), às 19h00
Visitação: de 04 a 31 de março de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo 10h às 16h

Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br