Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos




"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)




* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

25/04/2010

FITO em BH

Sexta-Feira, 23/04/2010

FITO segue para Belo Horizonte Um saca-rolha gigante que se move com graciosidade e se transmuta em bailarina, leques que adquirem o traquejo de pavões, torneiras que pingam e nos fazem lembrar um velhinho que derrama lágrimas. Essas são as algumas das soluções inusitadas que poderão ser conferidas durante o Festival Internacional de Teatro de Objetos (FITO), uma realização gratuita do Serviço Social da Indústria (SESI-MG/ FIERMG), que acontecerá entre os dias 06 e 09 de maio, na Serraria Souza Pinto, no Centro de Belo Horizonte.

Pouco explorada no Brasil, a modalidade de Teatro de Objetos possui uma forte presença na Europa, continente de onde virá a maior parte das companhias cênicas. Esta será a segunda edição do FITO em Belo Horizonte, que foi a primeira cidade no país a sediar o festival, em setembro de 2009. Desde então, o projeto percorreu as cidades de Porto Alegre (RS) e Manaus (AM), sempre com excelente receptividade do público.

No total, o festival irá promover 75 apresentações com 13 companhias oriundas do Brasil, Alemanha, Argentina, Espanha, França e Holanda. O projeto, idealizado por Lina Rosa, promove a democratização da cultura sob um formato inteligente e único. “O Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a plateia”, explica. O festival funcionará das 16h às 22h. Entre os destaques desta edição, a apresentação do artista Tom Zé com o espetáculo ‘Música/ Contramúsica’, no sábado (08 de maio) à noite.

Para sediar o FITO, uma estrutura cenográfica especial, além de teatros climatizados, minissalas de espetáculos e cenografia interativa, será montada na Serraria Souza Pinto. O ambiente terá quatro salas para espetáculos nacionais e internacionais, sendo três delas com capacidade para receber até 200 pessoas e uma quarta com capacidade para 50 espectadores.

O local também irá abrigar tendas de alimentação e cenografia interativa onde os visitantes poderão manipular objetos gigantes com ajuda de arte-educadores e espaço cenográfico para cliques do público. O evento comporta milhares pessoas ao longo dos quatro dias. Além das apresentações (vide programação abaixo), o festival inclui ainda oficinas profissionais, feira de objetos e o espaço Fito Foto.

Para saber mais: WWW.fitofestival.com.br
Para vídeos - http://www.youtube.com/fitofestival
Twitter: @fitofestival

Confira os principais atrativos do FITO:
Desfile Performático – na abertura e no fechamento do FITO, o público se depara com uma banda local e dez objetos gigantes que estarão espalhados pelo espaço, fazendo evoluções. Entre as atrações, uma pistola irá rodopiar e disparar balas-guloseimas coloridas, um isqueiro aceso será perseguido por um extintor, uma camiseta será paquerada por um ferro de passar que solta fumaça ao encostar nela, e um par de tênis tentará escapar de um desodorante aerossol que solta spray perfumado.

Cenografia Interativa - Uma exposição interativa de objetos permitirá ao público manipular objetos gigantes com a ajuda de arte educadores. Entre os objetos, um abajur que adormece e um despertador que toca a toda hora; três secadores de cabelo cantores; um grande aquário com objetos sendo manipulados de forma inusitada; bailarinas em formato de saca-rolhas gigantes que rodopiam manipulados por uma manivela; lâmpadas de diversos tamanhos e cores que dançam e se movimentam como plantas;

Espetáculos – treze grupos do Brasil, Alemanha, Argentina, França, Espanha e Holanda promoverão 75 apresentações ao longo do FITO em quatro salas com capacidade para até 200 pessoas. As apresentações serão entre 16h e 21h30.

Fito Mostra Viva - performances curtas realizadas por atores em quatro missalas para pequenos grupos. Após finalizada a performance, o ator explica ao público fundamentos básicos do teatro de animação de objetos e convidará alguns espectadores a participar da cena.

Fito Feira - mostra de objetos interessantes ou inusitados, além de antiguidades, que poderão ser adquiridos pelos visitantes

Foto Fito – Espaço interativo cenográfico onde o público é fotografado ao ‘bailar’ com um cabideiro. À disposição dos visitantes, há uma série de chapéus que vai dar a característica ao cabideiro/ parceiro de dança. O visitante leva pra casa como lembrança a foto impressa.

Stand SESI/ FIEMG– aqui o visitante poderá conferir obras de arte e performances feitas a partir de objetos da indústria.
 
*Extraído integralmente do site Fito em 25/04/10. Related Posts with Thumbnails

4 comentários:

Anônimo disse...

O FITO é muito divertido, quando veio pela primeira vez aqui em BH, eu e minha família fomos prestigiar o evento e adoramos tudo que vimos lá, que bom que ele voltou aqui novamente, poderia demorar um pouco mais pra dar tempo de todos verem, PARABÉNS a todo o pessoal que faz do FITO um festival,,, bjkitos.
ZINHA de BH

Analu Alves disse...

Participei de uma Oficina no FITO e estou completamente encantada com a qualidade do evento, a organização, a produção...
É um evento lindo, cheio de conteúdo e altíssima qualidade! A partir de amanhã, espetáculos diversos gratuitos em BH.
Obrigada pelo visita e pelo contato.
Beijos... Analu

aprendiz. disse...

estive no FITO! é muito bom! postei algo sobre o evento em meu blog, também.
gostei das informações que você traz aqui. vou ver com mais calma, de novo.

Analu Alves disse...

Olá, Giane. O FITO foi realmente impressionante. Algo lindo desde a propaganda com os copos... doce encanto!

Obrigada pela visita!
Vou visitar seu blog também...

Beijos... Analu.

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br