Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos




"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)




* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

11/06/2010

Diário da Analu - 1º dia - D João e a Invenção do Brasil

Ontem fui com amigos e com Bella Portella à apresentação D. João e a Invenção do Brasil. Este foi o 1º espetáculo apresentando no Festival Internacional de Bonecos de BH.  D. João teve início aproximadamente às 21horas e aconteceu na praça do Bairro Santa Tereza. Um bairro de Belo  Horizonte, que guarda muita história e cultura.

Eu, assistindo ao espetáculo.
Aponto para alguns aspectos bastante interessantes do espetáculo. Primeiramente, ressalto a beleza dos bonecos inspirados no livro D João Carioca. São bonecos grandes, presos nos atores manipuladores por cintos especiais. Os bonecos são caricaturais e tem um acabamento bastante "lustrado". São expressivos, bem lisos, têm pintura definida e cores fortes. Os adereços são muito interessantes; dou destaque ao adereço de cabeça de Dona Maria, a louca. 

Os personagens de D João têm movimentos expressivamente desenvoltos como de corpo (girando sobre seu próprio eixo), mãos, braços, pescoço, dentre outros. Não há manipulação de boca. A pesquisa do Catibrum gerou um boneco com mecanismos peculiares e interessantes. O resultado apresenta o gênero vara, preso sobre uma estrutura individual, acoplada a cada cinto de seu ator-manipulador. Tudo fica visível aos olhos do espectador. O figurino dos bonecos tem acabamento que não se preocupa em esconder a estrutura de manipulação. Aliás, parece proposital, permitir ao público o contato direto com os atores manipuladores e com o ato da manipulação. 

O cenário é composto por uma estrutura de tecidos com tapadeira que se move quando necessário. Assim, os bonecos alternam cenas dentro da tapadeira e fora dela. Há instantes com atuação dos atores mesclando assim, teatro de atores e teatro de bonecos.

Parte da trilha sonora (música)é feita ao vivo com instrumento de percussão. As vozes, são todas ao vivo. Por fim, uma viagem musicada finaliza o espetáculo.
D. João contou com a presença de grande público que lotou as cadeiras e a estrutura montada no Santa Teareza. Creio que caibam algumas discussões positivas sobre o espetáculo. Como trabalhar manipulação visível e não visível de um modo excelente? Como aplicar dramaturgias com grandes diálogos e textos no teatro de animação? E o teatro de bonecos e de atores em um mesmo momento, realmente funciona?

Parabenizo a equipe do Catibrum pela excelência na manipulação e na confecção dos bonecos. A animação e empenho do Grupo contagiou a todos!

Analu Alves.

Fotos: espetáculo 10 de junho 2010. Santa Tereza, BH. Acervo blog anaeosbonecos.
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br