Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos




"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)




* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

05/08/2010

Ana e os Bonecos - ...hoje tem sim senhor! - Festival de Bonecos

*Enviado por e-mail por Grupo Sobrevento.

SOBREVENTO LEVA O MELHOR DO TEATRO DE BONECOS DE GRAÇA A PARQUE DA ZONA LESTE OS GRUPOS SOBREVENTO, TEATRO VENTOFORTE, PIA FRAUS, TRUKS, ÓPERA NA MALA, AS GRAÇAS, TEATRO POR UM TRIZ, IMAGINÁRIO, MAMULENGO DA FOLIA, MÃO NA LUVA E LA FANFARRIA (MEDELLÍN – COLÔMBIA) APRESENTAM ESPETÁCULOS DE TEATRO DE ANIMAÇÃO, GRATUITAMENTE, EM PARQUE DA ZONA LESTE, DURANTE DOZE DOMINGOS.

Apoiado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, o GRUPO SOBREVENTO realiza, por 12 DOMINGOS CONSECUTIVOS, DE 1º DE AGOSTO A 17 DE OUTUBRO, a terceira edição do FESTIVAL A PRAÇA DOS BONECOS, que levará uma das mais importantes companhias da Colômbia e alguns dos mais importantes grupos paulistanos de Teatro de Animação à Zona Leste da cidade. Companhias do porte do Teatro Ventoforte, Pia Fraus, Truks, Ópera na Mala, As Graças, La Fanfarria e do próprio SOBREVENTO, ao lado do Grupo Mão na Luva (formado pelo SOBREVENTO entre jovens da Zona Leste da cidade), ocupam um palco montado no PARQUE CHÁCARA DAS FLORES, NO BAIRRO DO ITAIM PAULISTA (Estrada Dom João Nery, 3551), realizando UM ESPETÁCULO DIFERENTE A CADA DOMINGO.

Todas as apresentações são abertas, públicas e GRATUITAS e acontecem sempre às 15 horas, com exceção do espetáculo de encerramento, que acontece às 19h. O grupo SOBREVENTO, com o FESTIVAL A PRAÇA DOS BONECOS, busca difundir a riqueza e a diversidade do Teatro de Animação entre a população mais afastada do Centro e privada do acesso ao lazer e à Cultura. Em uma única praça ou parque de uma região da periferia sem nenhum acesso à Cultura, o Grupo cria condições como as de um teatro, levando uma estrutura de palco, som, cadeiras, iluminação e camarim.

O parque escolhido está muito bem localizado no bairro do Itaim Paulista, dispõe de boa infra-estrutura e, sobretudo, conta com grande interesse da comunidade vizinha pelo festival. No FESTIVAL A PRAÇA DOS BONECOS, o SOBREVENTO ainda apresenta três espetáculos de seu repertório, tendo, assim, a oportunidade de difundir o seu trabalho na região para a qual orienta preferencialmente as suas ações e que escolheu para sediar o ESPAÇO SOBREVENTO, única sala da cidade dedicada ao Teatro de Bonecos. Para abrir a programação deste ano, o SOBREVENTO convidou o Teatro La Fanfarria, um dos principais representantes do Teatro de Bonecos da Colômbia, que está de passagem pelo Brasil.

O grupo apresentará o espetáculo Ovo de Beija-Flor, neste domingo, 1º de agosto, às 15h. Um pouco antes, a partir das 14h30, o Grupo Imaginário apresenta o seu Cortejo de Cabeções. Confira a programação completa:
01/08/2010: 14h30 - Cortejo de Cabeções - Grupo Imaginário
01/08/2010: 15h - Ovo de Beija-Flor - Teatro La Fanfarria
08/08/2010: 15h - As Pelejas de Benedito com o Boi Surubim na Fazenda do Coronel Libório - Mamulengo da Folia
15/08/2010: 15h - Bonecos Aqui! - Grupo Sobrevento
22/08/2010: 15h - A Benzedura da Caipora - Grupo Mão na Luva
29/08/2010: 15h - Os Fantasmas da Ópera - Cia Ópera na Mala
05/09/2010: 15h - Gigantes de Ar - Pia Fraus
12/09/2010: 15h - Pinóquio Etc e Tal - Teatro por um Triz
19/09/2010: 15h - Poemas para Brincar - Cia.Teatral As Graças
26/09/2010: 15h - Um Rio que Vem de Longe - Teatro Ventoforte
03/10/2010: 15h - Cidade Azul - Cia.Truks
10/10/2010: 15h - Mozart Moments - Grupo Sobrevento
17/10/2010: 19h - Cadê o meu Herói? -

Grupo Sobrevento GRUPOS E ESPETÁCULOS: SOBREVENTOO SOBREVENTO é um Grupo de Teatro profissional que busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o Teatro de Animação, desde 1986. É reconhecido, nacional e internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros da área. O Grupo tem, hoje, onze espetáculos em repertório – destinados a diferentes públicos e espaços – com os quais ganhou alguns dos Prêmios mais importantes do país. Em suas andanças, viajou por todo o Brasil, do Acre ao Rio Grande do Sul, e apresentou-se em mais de uma centena de cidades não só do Brasil, mas também da Espanha, Irlanda, Escócia, Argentina, Chile, Colômbia, Angola, Irã e México. Bonecos Aqui!

Através de pequenas cenas, o SOBREVENTO mostra como, ao longo de 23 anos de trabalho, vem buscando, no Teatro de Bonecos, apenas aquilo que é Teatro e, na longa tradição do Teatro de Bonecos, apenas aquilo que fala do hoje ao público de hoje. No espetáculo BONECOS AQUI!, o Grupo revela como o Teatro de Bonecos pode ser feito até mesmo sem bonecos, a partir de uma simples folha de jornal, e como pode transformar um exercício de manipulação em um espetáculo teatral. Traz à cena também o tipo de boneco mais conhecido do público brasileiro, o fantoche, representado na tradição nordestina do Mamulengo.Elenco: Luiz André Cherubini, Sandra Vargas, Anderson Gangla e Maurício Santana.

Mozart Moments“Mozart Moments” estreou no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1991, dentro das comemorações dos duzentos anos da morte do compositor austríaco. Desde então, tem construído uma das carreiras mais longas e exitosas jamais mantidas por um espetáculo infantil brasileiro. Vencedor do Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil e do Prêmio Maria Mazzetti, “Mozart Moments” tem-se apresentado nos espaços mais nobres das cidades pelas quais passou. Em dezenove anos de uma carreira ininterrupta, participou de 32 Festivais, Encontros e Eventos Internacionais em 65 cidades do Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Espanha, Angola e México. Apresentou-se em 55 escolas, integrou 14 projetos governamentais, cumpriu 8 temporadas regulares e teve mais de 700 apresentações. “Mozart Moments” é formado de cinco quadros curtos, em um total de pouco menos de uma hora, criados basicamente para um público infanto-juvenil, através dos quais crianças de todas as idades podem conhecer um pouco mais da vida de um dos maiores compositores de todos os tempos.

Elenco: Luiz André Cherubini – Sandra Vargas – Maurício Santana Cadê o meu Herói?Encenação do texto do argentino Horacio Tignanelli, “Cadê o meu Herói?” explora a técnica de luva chinesa, aprendida em um trabalho intensivo com o chinês Yang Feng, o representante mais conhecido dessa técnica, recentemente falecido. É um espetáculo de aventura, com lutas, tiros, explosões e laser, dirigido àqueles meninos que já se acham grandes demais para ver Teatro de Bonecos. Nele, uma donzela, presa na torre de um castelo por um barão malvado que cismou de querer casar com ela, chama heróis para salvá-la, em busca de uma solução simples e rápida. Descobre, porém que a melhor solução para uma discussão ainda é um bom diálogo.Elenco: Sandra Vargas – Luiz André Cherubini – Anderson Gangla

GRUPOS CONVIDADOS

O GRUPO SOBREVENTO convidou alguns dos espetáculos mais apresentados e elogiados pelo público e pela crítica especializada de algumas das mais importantes e renomadas companhias de Teatro de Animação do país. Recebe, ainda, uma companhia da Colômbia, dando ao público uma rara oportunidade de conhecer o Teatro de Bonecos daquele país.

TEATRO LA FANFARRIA (Medellín - Colômbia)
Ovo de Beija-FlorBeija-Flor precisa resgatar a menina Mariposa, raptada por um espírito maligno que deixou a terra estéril. Para isso, terá que enfrentar uma longa viagem pela selva e descobrir seus segredos e frutos, em um mundo onde a terra e o homem se confundem, onde a voz do pai é a voz da sabedoria dos séculos, onde a terra é mãe, início e fim. Fundado em 1972, o grupo já viajou por mais de 22 países, difundindo a cultura colombiana.Elenco: Ana Maria Ochoa Rojas, Ernesto Aguilar Roldán e Jorge Luis Pérez Valencia.

TEATRO VENTOFORTE
Um Rio que vem de LongeUm pequeno barco ancorado, que nunca tinha navegado, apaixona-se por uma flor que a correnteza levava. Quando o barquinho consegue libertar-se, é levado pelas correntezas, como a flor, e quase naufraga no mar. É salvo por um marinheiro, que lhe ensina a usar a âncora e a saber parar em frente aos que ama. O espetáculo explora a linguagem, os rituais e o imaginário das festas populares a é apresentado desde 1963.O Teatro Ventoforte é considerado pela crítica um marco para o teatro para crianças no Brasil. Na sua trajetória, já apresentou trinta espetáculos, que somam mais de 50 dos Prêmios mais importantes do Teatro. Elenco: Ilo Krugli – Rodrigo Mercadante – Karen MenattiMúsicos: Willian Guedes – Aloísio Oliver – Maurício Damasceno

TRUKS
Cidade Azul
A CIA. TRUKS – TEATRO DE BONECOS traz para os palcos, em “A Cidade Azul”, a bonita história do encontro de duas crianças de realidades sociais diferentes. Para isso o grupo utiliza-se de bonecos INSPIRADOS na centenária técnica de teatro de animação japonesa "BUNRAKU", em que cada personagem é manipulado totalmente à vista do público, por três atores simultaneamente, e adquire movimentos humanos precisos que encantam platéias de todas as idades. Uma menina perdida “pelas ruas” encontra-se com um garoto “das ruas”. Desenvolve-se então, entre os dois, uma sólida e comovente amizade, que revela a sábia capacidade que as crianças têm de se aproximarem umas das outras, vencendo os preconceitos através de suas brincadeiras e jogos. As duas crianças oferecem-nos o sonho de uma cidade melhor: Uma Cidade Azul.

 O grupo recebeu os principais prêmios do teatro para crianças do País, combinando uma dramaturgia rica a uma estética refinada de manipulação de figuras e bonecos, encantando ascrianças com histórias bonitas, instigantes e repletas de fantasia e poesia.Elenco: Camila Prietto, Aguinaldo Rodrigues, Luciana Semensatto, Helder Parra, Camila Oliveira e Kely De Castro

PIA FRAUS
Gigantes de Ar

O espetáculo reúne diversos “números”, inspirados nas populares apresentações de circo-teatro, com seus acrobatas, seus animais e amestradores. Palhaços e bonecos infláveis gigantes criam uma atmosfera de humor e poesia circense, que encantam espectadores de todas as idades. Da diversidade de formação, a companhia PIA FRAUS - cujo nome vem do latim e significa “uma mentira contada com boas intenções" - busca integrar, em seu trabalho, diversas linguagens: Teatro de Bonecos, Dança, Circo, Teatro de Atores e infláveis gigantes. Nos seus 27 anos de existência, participou de dezenas de festivais no Brasil e no exterior, recebendo diversos prêmios nacionais e internacionais.Elenco: Filipe Breganti, Gabriela Bernardo, Fabio Caniatto e Adriana Telg. CIA. ÓPERA NA MALAOs Fantasmas da ÓperaUm velho baú é resgatado de um naufrágio por um escafandrista. Dentro dele estão os pertences de uma Companhia de ópera. Vestidos, perucas, chapéus e um velho gramofone dividem o espaço com dois fantasmas, ilustres cantores das mais famosas óperas. Abandonados no fundo do oceano por muitos anos, estão agora libertos do esquecimento para contar e cantar as obras de Bizet, Mozart, Rossini e Verdi. Fundado há doze anos, a companhia recebeu importantes prêmios e tem ajudado a popularizar o Teatro de Bonecos difundindo-o com excelência nos meios televisivos.Elenco: Cris Miguel e Sergio Serrano

CIA TEATRAL AS GRAÇAS
Poemas Para Brincar

Ana e Juca são duas crianças que inventam uma maneira diferente de brincar: através do jogo de palavras, descobrem o universo da poesia. Poemas para Brincar funde o Teatro de Bonecos com a poesia de José Paulo Paes, transformando cada poema em uma grande jornada por um mundo de imaginação, sonho e alegria. Apresentado desde 1996, o espetàculo percorreu o país e recebeu os prêmios Mambembe, APCA e Coca-Cola.Elenco: Daniela Schitini, Eliana Bolanho, Juliana Gontijo e Vera Abbud.

CIA TEATRO POR UM TRIZ
Pinóquio Etc E Tal

Após receberem uma encomenda inusitada, quatro marceneiros se lembram de Pinóquio e resolvem contar sua história. Serrotes viram o monstro marinho que engole Gepeto, o martelo vira personagem do teatro de Papa-Fogo, ferramentas e pedaços de pau se transformam para dar vida à história do boneco de madeira que queria ser gente. Elenco: Márcia Nunes, Péricles Raggio, Andreza Domingues e Wagner Dutra

CIA. MAMULENGO DA FOLIA

As Pelejas de Benedito com o Boi Surubim na Fazenda do Coronel LibórioCoronel Libório, o fazendeiro mais valente da região, ao sair em viagem, nomeia Benedito, seu vaqueiro de 'confiança', para gerenciar a fazenda. A partir daí desencadeiam-se as pelejas entre o Boi Surubim e Benedito, que torna-se herói. O espetáculo, que é muito divertido e interativo, tem trilha sonora selecionada, com costumes, cultura e linguajar muito específicos, o que dá sabor e colorido à brincadeira. Elenco: Danilo Cavalcante

GRUPO IMAGINÁRIO
Cortejo de Cabeções

Cabeções ou Pigmeus são figuras desproporcionais, com cabeças maiores que os troncos, que carregam dentro de si, uma pessoa: criança ou adulto. Quando se movimentam, geram uma imagem lúdica por natureza. Os Cabeções aparecem nas festas populares brasileiras de Norte a Sul: ao lado do Boi Tinga do Pará, em rodopios e umbigadas no Boi de Mamão, em Santa Catarina, nos cortejos carnavalescos e em outras comemorações, no Vale do Paraíba, em São Paulo.Elenco: Sandro Roberto e convidados

GRUPO MÃO NA LUVA

A Benzedura da Caipora À procura de um presente para sua noiva Rosinha, Benedito descobre que tem uma cobra engolindo a todos que encontra. Para salvar sua amada, ele pede ajuda à polícia, ao padre e recorre até mesmo à platéia. Esta e outras histórias tipicamente brasileiras são o recheio deste espetáculo que convida o público a participar da brincadeira, que termina com um divertido cortejo do boneco Boi-Tatá.Elenco: Giuliana Pellegrini - J. E. TicoMúsicos: Daiane Dauscuk e Silvio Ribeiro

PARQUE CHÁCARA DAS FLORES
Estrada Dom João Nery, 3551 - ITAIM PAULISTA
Telefone: (11) 2963-1055

INFORMAÇÕES: GRUPO SOBREVENTO – (11) 3399-3589 / 9141-8410

Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural – 2009
O SOBREVENTO é um núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro Visite nossa página em http://www.sobrevento.com.br Esta mensagem foi enviada à mala direta digital do SOBREVENTO.
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br