Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos



"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)



* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

16/09/2010

Ana e os Bonecos - O Teatro de Bonecos em Atrações Culturais

*Por Analu Alves.

Um dos meu maiores desejos é ver a arte do teatro de bonecos e das artes animadas inserida no calendário de atrações culturais de festivais artísticos, de inverno ou verão, caravanas culturais e outros eventos do tipo. É certo que alguns já estão abertos a estas atrações mas, o que vemos é um acesso direcionado a grandes grupos, já com reconhecimento em território nacional ou a outras formas de manifestação artística.

Oficina 33 e Saulo Laranjeira em Jequitibá, MG.

O teatro de bonecos não é animação infantil e muito menos atração de festa infantil. Aliás, sempre recebo ligações de pessoas querendo "bonequinhos" para animarem as festinhas de 01 ano de seus filhos. Nada contra... Mas, esta não é função de bonequeiros, de gente que estuda, que pesquisa, que se embasa em grandes mestres. O pior é ver como estas pessoas se assustam quando falamos o preço dos espetáculos. É sempre um absurdo! 

Minha mãe sempre fala que isto é uma questão de valor pessoal. Que a pessoa paga um absurdo numa blusinha de malha branca de etiqueta mas, só vai ao teatro quando é de graça. Vai entender... Seria isso um reflexo de... ?

Eu, Alice e Mariliz, atrizes manipuladoras do PIGMALIÃOesculturaquemexe. Jequitibá, MG 
Na contramão da animação de festas infantis, tenho visto grandes espetáculos de teatro de bonecos direcionados ao público adulto. E excelentes, por sinal. Os infantis, concluíram que podem apresentar com maestria temas construtivos e inteligentes sem terem necessariamente que ser bobos e chatos. A melhoria dos espetáculos auxilia na entrada destes no mercado de eventos de segmento cultural.

Sim, bonequeiro é um profissional. E como qualquer outro, tem direitos e deveres. E inclusive direito a ter salário e uma condição de vida basicamente confortável e agradável.     

Eu estou num momento especialmente legal. Já a 5 finais de semana intercalados, trabalhei com o teatro de bonecos nas Caravanas de Saulo Laranjeira tendo a última ocorrida em Jequitibá. Trabalhamos com diversos espetáculos e públicos, bonecos grandes e pequenos. É certo que alguns se adequam melhores ou piores, isso se deve ao espetáculo em seu formato, não na qualidade do espetáculos. Mas, o que vimos em todas as apresentações foi que o "público não arredou o pé".

Cena de Espetaclim, Cine Teatro Vagalume. Ribeirão das Neves, MG 
Foi fantástica essa sensação. De ver grupos tão profissionais apresentarem seus espetáculos para um público que não esperava por aquilo e os deixar boquiabertos. E mais, não só crianças, mas, adultos. No último, em meio a muitas crianças, havia um adulto sentado, logo ali na frente, na área das crianças... Creio que no fundo sejamos todos crianças grandes; graças a Deus.

Aproveito a ocasião para parabenizar o artista Saulo Laranjeira pela ação Caravana Arrumação e agradecer pela oportunidade que este está concedendo ao teatro de bonecos e as formas animadas. Agradeço a todos os outros produtores e realizadores que dão espaço à arte do teatro de bonecos em seus eventos. Nada disso é em vão.    
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br