Festival Mondial des Théâtres de Marionettes
Charleville Mézières - França
O Festival está com inscrições abertas:
Próximo Festival: 18 a 27 de setembro de 2009.
Incrições: até 31 de julho de 2008.
Site (ficha de inscrição/informações): http://www.festival-marionnette.com/
História do Festival:
Na primavera de 1941, com 17 anos na época, Jacques Félix, participou de uma Oficina com Géo Condé, famoso pintor e “bonequeiro”. Interessado na arte, Jacques propôs a alguns amigos, meses depois, a criar um teatro e brincar com as crianças no verão.
A trupe, formada por 8 companheiros teve seus trabalhos interrompidos por 3 anos por causa da guerra. Em 1945 eles se tornaram: “Compagnie des Petits Comédiens de Chiffons”. Foram produzidos vários espetáculos e eles participaram de alguns festivais. Em 1961, “Les Petis Comédiens de Chiffons” acolheram durante 3 dias a segunda “National Conference of the French Puppeter's Union”. Era o primeiro “French International Festival”.
O 2º festival aconteceu em 1967, durante a UNIMA – França Conferência (A França como centro da União Internacional de Bonecos), mas ele não foi muito aberto para o público.
Em 1972, a intenção dos “Pequenos Comédiens de Chiffons” de organizar a 11º Conferência Internacional da UNIMA (União Internacional de Bonecos) foi aceita. Jackes Félix e seus amigos do “Petits Comédiens” pegaram a oportunidade de realizar o Festival em larga escala. O programa era ambicioso para uma cidade como Chaleville-Mézières, mas foi um enorme sucesso, particularmente pelo envolvimento dos habitantes; 800 ofereceram suas moradias para os bonequeiros, de graça. Este foi o primeiro festival onde foi possível ver bonequeiros dos 5 continentes. Começava aí o “Wordwide Festival”.
Até este período não se tinha notícias de outros festivais como o que acontecia em Charleville. Após o sucesso do excepcional evento de 1972, receberam reconhecimento internacional junto à sedução do público... A nova edição do Wordwide Festival foi organizada em 1976.
Em 1976 Jacques Felix tornou-se presidente da UNIMA – France. Ele queria provar que o Festival de Charleville era o maior e mais “internacionalista”. Ele queria ter uma frequência regular do Festival em torno de uma filosofia que ainda é a atual: o festival é a “ vitrina para os bonecos do mundo” aberta a todo o público. Reconhecidamente isso é bom caminho para artistas que querem ser conhecidos por profissionais, mas não há prêmio a ganhar, isto não é uma competição. São apenas concedidas congratulações.
E então o Festival tornou-se "trianual". Ele cresceu ao longo de suas 14 edições, recebendo muitos e muitos artistas e público vindo de “todo o mundo”. O último aconteceu em setembro de 2006, aglomerou 250 grupos de 40 países e recebeu mais de 150.000 espectadores.
Por mais de 40 anos este evento tornou-se estabelecido no coração dos Charleville-Mézières e Andennes habitantes. Ele se tornou o maior Evento Cultural do mundo deste tipo.
Fonte de pesquisa (fotos e informações): http://www.festival-marionnette.com/
Por Ana Luiza Alves Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.