O Grupo Oficina 33 Teatro de Bonecos surgiu como resultado de um Projeto lançado em fevereiro de 2006, o Projeto Reinados Mineiros. Este, era um projeto de turismo cultural que tinha como objetivo, contar as festas de reinado mineiras e assim propiciar tomada de consciência a todos os envolvidos nesta.
Em outubro de 2005, foram fazer uma Oficina do Grupo Giramundo, Ana Luiza Alves Barbosa e
Nara Cordeiro Valério (hoje diretoras do Oficina); já se havia um projeto iniciado de pesquisa e que previa como produto final um livro. O encantamento pelo teatro de bonecos foi “tamanho”, que em 1 mês estava “projetado” o Reinados Mineiros. Que “materializava” as formações e sonhos das 3 diretoras: Nara em arquitetura (cenografia) e Glaucia e Ana em turismo (cultura e patrimônio).
Assim, com o apoio de alguns marionetistas do Giramundo e de uma equipe de jovens de Divinópolis interessados em trabalhar com teatro de bonecos, em 22 de fevereiro de 2006 foi lançado o Projeto Reinados Mineiros, em 12 de agosto do mesmo ano estreiou ROSARIANDO e o Grupo Oficina 33 nasceu naturalmente em meio aos espetáculos.
Atualmente, o Oficina 33 – Teatro de Bonecos está buscando novas linguagens para a construção de 2 novos espetáculos de teatro de bonecos. No mesmo sentido de propiciar tomada de consciência a seu público e de contar a cultura mineira e brasileira de forma lúdica, o Oficina apresentará agora um espetáculo sobre a cultura dos povos ribeirinhos do rio São Francisco e outro sobre os brinquedos e brincadeiras populares de Minas. O grupo está também em nova sede na cidade de Divinópolis, M.G., com salas destinadas à montagem de espetáculos, estudo e pesquisa e ensaios.
Para 2008, o grupo pretende ainda lançar seu site oficial com informações sobre seus espetáculos e suas temáticas bem como participar com seus espetáculos em concursos e festivais de teatro em todo o estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.