Impressão Pessoal
Simples: (...) 4. Formado de poucos elementos, e ,portanto de fácil utilização ou compreensão; que não apresenta complexidade ou dificuldade; singelo: mecanismo simples; problema simples (...) natural, espontâneo..." Fonte: Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa; 1.587pg; Editora Nova Fronteira.
Ainda conheço pouco do teatro de formas animadas. Mas, me encanta muito, os espetáculos "simples".
Muitas vezes não há um grande acabamento plástico, nem um grande estudo com previsão de complexos mecanismos a serem posteriormente manipulados. Algumas vezes, faltam pernas, braços ou olhos definidos...
Nunca me esqueci de um comentário de uma prima de 4 anos, a Juju. Assistíamos o espetáculo "Auto das Pastorinhas" do grupo Giramundo em dezembro de 2005... As pastoras (bonecos de vara) dançavam juntas quando Juju disse: "Uai, elas estão todas com os olhos fechados!!! Como elas dançam sem bater umas nas outras?" Percebi naquele momento que o mágico, o encanto, o que nos transporta no teatro de formas animadas não é somente a riqueza de detalhes... Mas, a manipulação, a história...
Nessas horas me lembro também de "Poemes Visuals" de Jordi Bertran. Aquelas letras...
Mas, vim aqui falar de "Los Luchadores". "SIMPLES" na confecção, nos mecanismos, no cenário... nas artes plásticas. Mas, complexo no que nos apresenta. Uma história rápida... Com início, meio e fim... Nele, personagens se desconfiguram e reconfiguram continuamente.
Espero que gostem...
Saudações bonequeiras a todos!
Analu.
Fotos: Pastora (espetáculo Auto das Pastorinhas) do Grupo Giramundo Teatro de Bonecos, www.giramundo.org e letra "T" de Poemes Visuals da Cia Jordi Bertran; www.jordibertran.cat .
Um comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.