Edital de teatro abre inscrições
*Regional Pará.
Estão abertas as inscrições para o edital de Pauta dos teatros que Compõem o Sistema Integrado de Teatros (SIT) ], da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT). O período é para as pautas de 02 de março a 30 de junho de 2009, nos teatros Maria Sylvia Nunes, Teatro da Paz, Waldemar Henrique, Margarida Schivasappa e Estação Gasômetro. A íntegra do edital pode ser encontrada no site da Secult. As inscrições vão de 19 de dezembro de 2008) a 2 de fevereiro de 2009. O resultado da seleção acontecerá no dia 11 de fevereiro.
Segundo o secretário de Cultura Edilson Moura, o edital estabelece que os artistas possam utilizar os espaços, a partir de uma seleção democrática, acabando com a chamada "política de balcão". "Os editais são instrumentos de democracia, por isso são ações de governo importantes e prioritárias", afirmou. "Dessa maneira, damos oportunidades iguais para que todos os artistas tenham a oportunidade de apresentar seus espetáculos nos teatros que são referências culturais na cidade".
Entre as novidades para o ano de 2009 está a determinação dos artistas selecionados destinarem 10% da lotação da casa para gratuidade para estudantes (com comprovação), sem interferência na meia-entrada, para a formação de platéias entre os jovens. Esse critério vale para todos os projetos de todos os teatros. "A idéia é fazer com que o estudante vá ao teatro ver shows, peças e espetáculos. Basta apresentar a carteira da escola ou faculdade, de instituições públicasou privadas, e uma identificação e ele pode conseguir o ingresso, dentro dessa faixa de 10% da lotação de cada casa de espetáculo e dentro, obviamente, dos projetos do edital", explica Ailson Braga, diretor do SIT.
Todas as pautas têm isenção de taxas. Mesmo o Theatro da Paz, que cobrava uma taxa de R$ 300 por diária, não cobra mais nada do artista para este participar do projeto O Theatro é Popular. "A medida atende ao princípio do governo que garante acesso irrestrito em suas ações prioritárias e torna mais democrático o intrumento dos editais públicos. Com isso, acreditamos que o Edital de Pautas Unificado se tornou ainda mais acessível", completa Ailson.
A outra novidade é a inclusão do Teatro Maria Sylvia Nunes no edital. Antes, o projeto Palco Livre era lançado em um edital à parte, que era lançado no mês de novembro, em uma parceria estabelecida entre a OS Pará2000, a Secult e o SIT. Nesta edição do Edital de Pautas Unificado, a terceira desde que começou a ser elaborado, o projeto passa a integrar o edital. "Isso torna o processo de integração mais solidificado e desburocratiza as ações. Agora, tudo pode ser encontrado em um único edital e passa a valer para o mesmo período", diz Ailson.
Poderá se inscrever toda pessoa física ou jurídica promotora de eventos artísticos e culturais, devidamente documentada, que satisfaça as condições estabelecidas no presente Edital, poderá apresentar carta proposta de uso dos espaços, dos Teatros ligados ao Sistema Integrado de Teatros (SIT/SECULT) e à Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN), para o período de 02 de março a 30 de junho de 2009, com as inscrições abertas no período de 19 de dezembro de 2008 a 02 de fevereiro de 2009.
O presente edital estará disponível aos interessados a partir de 19 de dezembro de 2008 a 02 de fevereiro de 2009, na sede da Secretaria de Estado da Cultura do Pará (Av. Magalhães Barata, 830-S.Brás, CEP: 66063-240), Belém-Pará. Fone: (91) 4009-8712, na Fundação Cultural Tancredo Neves (Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém-Pará) - Fone: (91) 32024315 (Administração do TMS) e nos sites www.secult.pa.gov.br e www.fcptn.pa.gov.br. As propostas de que trata o presente edital deverão ser protocoladas na administração de cada teatro do presente edital. As propostas serão analisadas pela Secretaria de Estado de Cultura e selecionadas por Comissão de Pauta, designada pelo Secretário de Estado de Cultura, composta por técnicos da Secretaria e/ou representantes da sociedade civil de reconhecido saber na área artística. O resultado da seleção será publicado no DOE/PA até 30 (trinta) dias após o encerramento das inscrições, afixado na portaria da SECULT-PA e disponível nos sites do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Cultura.
Confira os projetos dos teatros para as pautas:
a) Projeto "O Theatro é Popular" (Theatro da Paz). Nas seguintes datas: dias 06, 07 e 08 de março de 2009, dias 03, 04 e 05 de abril de 2009, dias 27, 28 e 29 de junho de 2009, com isenção de taxa.
b) Projeto "Boca da Noite" (Teatro Experimental Waldemar Henrique), com isenção de taxa.
c) Projeto "Terceira Campa" (Teatro Margarida Schivasappa), com isenção de taxa.
d) Projeto "Uma Quarta de Música" (Teatro Margarida Schivasappa), com isenção de taxa.
e) Projeto "Temporada Experimental" (Teatro Margarida Schivasappa), com isenção de taxa.
f) Projeto "Palco Livre" (Teatro Maria Sylvia Nunes), com isenção de taxa e em edital próprio.
g) Projeto "Uma Terça no Teatro" (Teatro Estação Gasômetro), com isenção de taxa.
Obs: O Projeto Palco Livre para o ano de 2009 terá lançamento em edital próprio, em uma parceria entre a OS Pará 2000 e o SIT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.