Máquinas de Histórias pareceu-me ter o objetivo maior de propiciar o acesso, informar e educar o público para o teatro de bonecos. Criado e apresentado pelo Grupo de Teatro de BH, Aldeia, Máquinas de Histórias se apresenta com 2 caixas cênicas de pequeno porte e materiais pré definidos. Para cada caixa cênica há 2 banquinhos destinados: um a quem irá manipular e outro a quem irá assitir.
A apresentação acontece com uma trilha sonora gravada em estúdio e transmitida aos participantes através de um fone de ouvido. A história é apresentada e a pessoa, então manipuladora, fará uso dos objetos que julgar mais adequados à representação do personagem e da história.
Os objetos fazem menção aos personagens que representam através de características de cor, forma, material ou movimento que proporcionam. Os mesmos não têm que necessariamente ter a mesma função que realmente têm cotidianamente. O público participou ativamente da oportunidade.
Os integrantes do Aldeia, extremamente simpáticos, atenderam e acompanharam todo o processo.
Créditos: Suzana Louzada. Fotos gentilmente cedidas pela direção do FITB - BH.
3 comentários:
Caramba que saudade! Estas máquinas são criação dos Italianos Paola e Luigi e estiveram no festival por 1°vez em 2001. Onde os Italianos deram um curso. Tive a felicidade de fazer e criar uma máquina desta, nos apresentamos na frente do teatro Alterosa. Saudades deste lindo festival!
Um beijo pra todos vocês!
Maria Madeirea
Olá pessoal! Prá começar, parabéns pelo Blog, está muito bacana!
Gostaria de esclarecer umas cositas sobre as "Máquina de Histórias"..Como Maria diz no comentario acima, nossas máquinas foram inspiradas nas Máquinas do teatro inconsciente,idéia original do Grupo italiano Vocce de la cosa (antes chamava-se Arrivano dal Mare). Também fiz essa Oficina maravilhosa no Festival em...2002 (??) e Luigi nos incentivou a criarmos as nossas "Máquinas".Desde então ficamos com essa vontade guardada e só agora , em 2010 é que nasceram as "Máquinas Aldeia"...
Bom, demorou, mas aí estão!
Um abraço ã todos!
Débora Mazochi
Fiquei muito feliz com o comentário de vocês duas sobre as "Máquinas" que construíram. A idéia geral do blog é essa mesmo. De gerar uma dicussão com objetivo construtivo. Aproveito a oportunidade e deixo uma sugestão e um convite: de me enviarem material sobre as máquinas de vocês e sobre este gênero da animação e manipulação. Assim, posto no blog e poderemos contribuir para a informação sobre a arte do teatro de bonecos. O e-mail para tanto deverá ser enviado para analuproducoes@hotmail.com
Obrigada pela visita: Analu.
Postar um comentário
Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.