Alice no País das Maravilhas pelo mestre bonequeiro Manoel Kobachuk
A Cia Manoel Kobachuk de Curitiba (Pr) está preparando seu novo espetáculo, Alice no País das Maravilhas. O projeto baseiou-se em uma extensa pesquisa e agora passa pela construção dos bonecos, cenário e adereços. O Atelier da Cia está a "todo vapor" desenvolvendo os bonecos com beleza e grande delicadeza plástica.
Parte do processo vocês podem ver nas fotos abaixo ou visitando o site da cia (link notícias). Fotografias de Luiz Reikdal (integrante da Cia e colaborador fixo de nosso blog).
Fôrmas de bonecos...
Acima, silhuetas e estrutura cenográfica.
A História da Cia
A Cia. Manoel Kobachuk existe há mais de 30 anos. Teve outros nomes e produziu mais de 20 espetáculos de teatro de bonecos, sendo que 14 ainda permanecem em seu repertório. Além dos espetáculos, realizou exposições, editou Boletins, formou marionetistas que atuam no Brasil e em outros países.
A Cia. trabalha com bonecos de técnicas variadas, para crianças e para adultos. Suas produções têm participado de festivais nacionais e internacionais. Em 2000 e 2003, os espetáculos “Respeitável Público” e “Tainahakã” se apresentaram no Brasil, Portugal, Espanha e Itália.
Alguns prêmios conquistados: 2 troféus MEC, 2 troféus MAMBEMBE, 8 troféus GRALHA AZUL, troféus TALENTO DO PARANÁ e CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA.
Em aproximadamente 30 anos de existência dedicados ao teatro de animação, a Cia. Manoel Kobachuk realizou uma atividade tão intensa e tão vasta que não se pode rotulá-la como um simples grupo de teatro de bonecos.
Constituído em toda sua trajetória como um pólo de pesquisa e produção, através da criação de espetáculos, exposição de acervos, edição de boletins especializados, cursos, oficinas, desenvolvimento de literatura dirigida, admissão de estagiários de todo o território brasileiro e de países europeus. Todas estas atividades foram abertas e disponibilizadas a profissionais e simpatizantes, atores, produtores, pedagogos, artistas plásticos e a comunidade em geral.
Com sede em Curitiba/PR, a Cia. é dirigida por Manoel Kobachuk.
Foto: Edson Naindorf/Internet |
A Cia. conta com a participação direta da atriz bonequeira e produtora Neiva Figueiredo, do cenógrafo Márcio Innocenti, do iluminador Luiz Nobre, do cenotécnico Edson Naindorf e dos atores bonequeiros Bernardo Kobachuk, Alejandro Dominguez, Cláudio Miiller, Pedro Kobachuk, Rafael Loureiro e Roberto Venicius, e de incontáveis colaboradores eventuais.
Espetáculos produzidos
1988 – “Magia Musical”
1989 – “O Grande Circo de Marionetes”
1990/1991 – “Canto Sul”
1992 – Espetáculos específicos: Destinados à “segurança no trabalho”, para funcionários das empresas Volvo do Brasil, Incepa e Eternit.
1994 – “O Curupira”
1995 – “Uma Fábula na Cidade”
1996 – “Fábulas de Esopo”
1996 – “O Colecionador de Histórias”
1997 – “Surpresa”
1998 – “Respeitável Público”
1999 – “Música Maestro”
2000 – “Menino, Vou te Contá”
2000 – “Pai do Mato”
2001 – “Tainahakã”
2001 – “Pluft, o Fantasminha”
2001 – “Sons de Natal”
2002 – “Boti no Planeta Água”
2002 – “É Natal”
2003 – “Música Brasil”
2003 – “João e Maria”
2005 – “Margarida Curiosa vai a Floresta Negra”
2007 – “Encanta Brasil”
2007 – “Eu, Joana”
2008 – “Uma Fábula na Cidade”
As produções da Cia. têm participado de inúmeros festivais nacionais: Canela, Belo Horizonte, Curitiba, e dos festivais da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB.
Participações mais recentes:
- Festival de Teatro Infantil do Espírito Santo/ES – 2001/2002
- 12º e 13º Festival de Inverno de Antonina/PR – 2002/2003
- Festival Internacional de Bonecos de Belo Horizonte/MG – 2003
- Festival de Teatro de Bonecos do Rio de Janeiro/RJ – 2004
- Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto/SP – 2004
- Várias edições do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba/PR
- 4º Festival de Formas Animadas de Jaraguá do Sul/SC – 2004
- Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau/SC – 2004
- II Intercâmbio de Linguagens de Teatro para Crianças do Rio de Janeiro/RJ – 2004.
- Circuito Cultural Banco do Brasil – 2005.
- Projeto Sesi Bonecos do Brasil em Goiânia/GO e Palmas/TO – 2005.
- Projeto Sesi Bonecos do Brasil em Belo Horizonte – 2006.
- Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau – 2006.
- IV Intercâmbio de Linguagens para Crianças – Rio – 2006.
- Circuito Cultural Banco do Brasil – 2006.
Em 1994, a Cia. decide ampliar suas fronteiras. Gilberto Hinça (membro da equipe) atravessou o Atlântico, levando os espetáculos do grupo para Portugal, Espanha, França e outros países. A experiência foi tão vitoriosa que instalou-se um núcleo de trabalho fixo na Cidade do Porto/Portugal, irradiando a Cia. Manoel Kobachuk pelo continente europeu.
De janeiro de 2002 à dezembro de 2009, a Cia. dirigiu e administrou do Teatro de Bonecos Dr. Botica, em Curitiba/PR. Um pequeno complexo, constituído de sala de espetáculos interna, uma janela que veiculava pequenos espetáculos para o lado externo do teatro, um vagão animado, onde as crianças e adultos construiam e brincavam com bonecos, e um espaço cultural, dotado de biblioteca e sala multiuso (oficinas, workshops, ensaios, performances, etc).
EuropaAlém das apresentações realizadas pelo núcleo de Portugal, a equipe brasileira realizou, no ano de 2000, uma grande turnê pela Europa, percorrendo Portugal, Espanha, França e Itália, realizando apresentações do espetáculo “Respeitável Público” em dezenas de municípios e participando de 8 festivais.
Em 2003 realizou tournée com o espetáculo Tainahakã – A Estrela Vésper pelos seguintes locais:
- 2ª Casa Mágica – Festival de Marionetas – Valongo do Vouga/Portugal
- Centro Cultural de Ansião – Ansião/Portugal
- Txotxongilo Egunak – 14º Festival de Marionnetes – Hendaye/França
- Titirijai – 21º Festival Internacional de Marionetas – Tolosa/Espanha
- Gijón en el País de los Títeres – Gijón/Espanha
- Avilés – Sala Cultural Cajastur – Mieres/Espanha
- XVI Festival Internacional de Títeres – Alicante/Espanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.