Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos




"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)




* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

07/05/2008

Ana e os Bonecos - Informações Básicas
















"Básico" para o teatro de bonecos...

O boneco:

“De acordo com nosso objetivo principal, definimos um boneco como uma máquina cênica, dotada de uma forma plasticamente expressiva, formado por partes articuladas em torno de eixos e capaz de, através do movimento coordenado destas partes, representar o papel de um personagem em um jogo teatral.” (De “Conceitos Fundamentais” da apostila “Construção de Teatro de Bonecos”/Grupo Giramundo.)
* Fotos: boneco com mãos dos marionetistas, mamulengos de Olinda e tradicional boneco d'água de Hanoi, Vietnam .



A Montagem Teatral/Teatro de Bonecos:
“A montagem teatral é uma construção que aglomera e inter-relaciona diversos domínios, organizados de acordo com variáveis hierárquicas.” O boneco pode ser parte desse conjunto atuando em espetáculos só de bonecos ou que mesclem bonecos e artistas que se contracenam.

É importante ressaltar que o “teatro de bonecos” se apresenta de várias formas. Ele pode ser uma peça teatral, com personagens (bonecos), cenário e ornamentos que atuam e compõem uma história “ensaiada” e definida com um roteiro/dramaturgia. Grupos de teatro de bonecos trabalham estas peças normalmente com circulação da mesma ou com temporadas em teatros. É o caso do Grupo Giramundo com espetáculos como “Auto das Pastorinhas”, “Um Baú de Fundo Fundo”, “Bela Adormecida”, dentre outros. Há os que se apresentam com cenas curtas e atuação conjunta de bonecos e marionetistas. Existem ainda apresentações de bonecos que se caracterizam como “típicas”. Assim são os “mamulengos” do Recife, que contam histórias de improviso. Tem-se ainda os bonecos desenvolvidos para programas de TV como o Louro José e filmes e programas infantis como Muppets e Cocoricó.

“Mamulengo: (teatro do), forma de teatro popular de bonecos do nordeste brasileiro. O termo deriva de “mão molenga” e, segundo alguns, teria sido criado por Frei Gaspar de Santo Antônio, em Pernambuco, no séc XVI. Em geral o ator (mamulengueiro) tem apenas um roteiro do espetáculo. O texto é em sua maior parte improvisado de acordo com as reações do público. Quase sempre o mamulengo é baseado em enredos heróicos, repletos de pancadarias, danças, comicidade e críticas de personalidades e instituições públicas.” (Grande Enciclopédia Larousse Cultural, livro 19, 3.829p.)

“Quem já não quis decifrar o mistério das linhas da mão?
Leitura de uma só letra: M. Destra ou canhota.
Clara ou escura. Lisa ou calejada.
Da menos gasta pela vida a mais pintada pelo tempo,
toda mão tem um M. Como se já estivesse escrito que,
independente da cor, classe social ou idade,
todos fossem tocados pelo M riscado na palma da mão.
Mão molenga. Mamulengo. Mulungu.
Mestre Mamulengueiro. M teimoso de Marionete.”
http://www.sesibonecos.com.br/
Vídeo Unicef - Dedoches e animação. Campanha Certidão de Nascimento.

Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br