Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos




"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)




* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

14/01/2010

Exposição INSETOS NA CULTURA BRASILEIRA

*Enviado por e-mail por Maria Madeira.

Quem nunca ouviu expressões como abelhudo, baratinado, sangue de barata e pulga atrás da orelha? Elas fazem parte do nosso dia a dia e são uma pequena amostra de como os insetos povoam o imaginário popular. Estes curiosos seres e suas representações na arte e na cultura são o tema da exposição Insetos na Cultura Brasileira, que acontece, de 15 de janeiro a 14 de março, de terça a domingo, no Jardim do Museu da República (Catete).

Realizada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a mostra ao ar livre tem como principais atrações instalações e objetos de arte, esculturas de carnaval, borboletário, exposição de insetos, áudios e vídeos. Com entrada gratuita, a exposição ainda oferece programação especial para crianças nos finais de semana, incluindo oficinas com material reciclável e teatro de bonecos com a Companhia de Títeres Bonecos de Madeira.

"A ideia é proporcionar uma experiência estética ao visitante, tendo os insetos como personagens centrais, com seus hábitos e costumes retraduzidos sob a ótica da arte, da cultura e da ciência", descreve o entomólogo (especialista em insetos) Ricardo Lourenço, pesquisador do IOC e curador da exposição. Um dos destaques é o borboletário, em 72m² com paisagismo próprio, que abriga oito espécies de borboletas. "Além da beleza e do colorido proporcionado pelas centenas de exemplares, o visitante ainda poderá acompanhar de perto a rotina desses animais, desde sua alimentação com néctar das flores até a copula e a oviposição", explica o pesquisador.


Insetos gigantes sob forma de esculturas de carnaval e uma instalação da artista plástica Cristina Pape também estão incluídas no percurso ao ar livre da mostra. Em espaços como o da gruta do Jardim da República estarão expostos alguns dos cerca de cinco milhões de exemplares que compõem o acervo da Coleção Entomológica do IOC, uma das maiores coleções de insetos da América Latina. "Num ambiente críptico, tal como aquele onde vivem muitos insetos, a gruta oferecerá ao visitante sons e imagens de insetos e áudios com quase uma centena de trovas e lendas acerca destes animais", complementa Lourenço.

Já no coreto, o artista plástico Rubens Ianelli expõe obras da série Cidades Perdidas, com objetos constituídos de fragmentos de madeira que sofreram a ação de cupins realçando com pincel e tinta guache pontos que lembram construções reais. Obras de outros artistas, tais como Getúlio Damado e DIM, que utilizaram vários materiais para representarem insetos e produzirem brinquedos inspirados nestes animais também farão parte da mostra.

O Espaço Museu da República, que abriga uma sala de cinema com cerca de 70 lugares, contará com programação especial durante a exposição. Sessões extras, às 11h, exibirão os documentários O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti - para combatê-lo é preciso conhecê-lo e Aedes aegypti e Aedes albopictus - Uma Ameaça aos Trópicos, produzidos pelo Setor de Produção e Tratamento de Imagem do IOC. Genilton Viera, diretor dos documentários e chefe do setor, fará palestra sobre os vídeos após a exibição. A primeira sessão da tarde no espaço também será dedicada a filmes e vídeos que tenham como tema central os insetos, contando com a participação de pesquisadores para promover debate após as exibições.

A mostra é resultado de um trabalho desenvolvido por pesquisadores do IOC, do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que investigou de que forma as diferentes culturas veem, percebem, inspiram-se e representam os insetos e como eles estão presentes em nosso cotidiano. Além do Museu da República, a organização da iniciativa conta com a parceria do Departamento Cultural da UERJ e do Centro de Referência do Carnaval.

mais info no blog da cía
Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Bonecos de Madeira disse...

Obrigada Analu por divulgar nosso trabalho! Um beijo grande de Todos da Bonecos de Madeira

Analu Alves disse...

Eu que agradeço por terem enviado este belo material. Sempre que possível, enviem. Assim, o blog cresce,as pessoas se interessam e podemos divulgar cada vez mais esta arte tão nobre.

Beijos... Analu

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br