Bom dia, boa tarde, boa noite.
A inspiração desta semana, é um vídeo de Zé Carioca para o Brasil. Muitas pessoas, demonstram-se terminantemente contra a "Disney". Porém acredito que a base da formação de bons profissionais está na informação abrangente para o desenvolvimento da crítica. Isto, refere-se ao conhecimento da arte em suas mais variadas expressões e tecnicas. Fato que se aplica ao teatro de bonecos, arte tão abrangente e tão cheia de intervenções; das artes plásticas, artes cênicas, ciência da física, dentre outras.
Walter Elias Disney, foi um criador primoroso que soube produzir ilustrações e filmes com imensa qualidade. Isto é fato! Que seus trabalhos servem de inspiração para artistas de todo o mundo, também é fato! Não considero então, o que a "Disney" faz enquanto empresa e império. Estas questões também deverão ser discutidas mas neste momento, não cabe à proposta.
Acredito neste blog, como fonte de informação, pesquisa e motivação. Afinal, motivação creio eu que seja uma das maiores necessidades dos artistas brasileiros. Temos que ter muito amor e determinação para resistir a tanta desinformação de quem poderia ser nosso público, tanto desprezo de quem se diz culto e tanta "diminuição" dos que chamam nossa arte de "bonequim"...
Não posso deixar de comentar sobre os inúmeros espetáculos péssimos de teatro de bonecos que por muitas vezes nos deparamos. Nesse momento, sou enfática. Teatro de bonecos como arte, não anima festas infantis. Mas, sim, carrega o público a um mundo mágico e fantástico. Teatro de bonecos demanda pesquisa, criação e construção.
Não se resume a fantoche e marionetes (fio). Mas, se apresenta em uma gama de manifestações, dentre tantas referências históricas apresentadas nas mais diversas partes deste mundão de meu Deus. Aliás, nosso Deus.
Teatro de bonecos é arte. E portante merece estudo, pesquisa, pensamento crítico. Bonequeiro e marionetista é uma profissão, portanto demanda estudo, qualificação e dedicação.
Aprimoremo-nos...
Nossa arte merece!
Semana inspiradora a todos!
Analu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.