Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos




"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)




* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

10/06/2010

Agregando Valor - 1/2 - Bonecões de Brasópolis

Desfile dos Bonecões de Brasópolis

No Festival, 12 de junho, 11hs na Praça da Liberdade e 16hs no Santa Tereza. 

Grupo: Oficina Roda Terra
Origem: Brazópolis/MG
Criação e direção: Gustavo Noronha
Figurinos: Dona Lucinha
Técnica: Bonecos habitáveis
Duração: 60 minutos
Indicação etária: Livre

Website: oficinarodaterra.blogspot.com
VÍDEO NO YOU TUBE

A montagem:

Um grande e animado desfile de bonecos gigantes, acompanhados por uma banda musical, com 25 personagens, fazem a alegria de crianças e adultos. Dentre os personagens, estão Nobres (Rei Momo, Baiana, Coronel e sua Vaca e o Menestrel), guardas (Cabo 90, Mosqueteiro e Vigilante), personalidades do povo (torcedor, Modelo, Bêbado, Lunático, Imigrante), mercenárias (Pirata e Cangaceira) e seres místicos (Mago, Duende, Ogro, Lobisomem, Fada, Bruxa, Medusa, Caveira e Capeta). Também um Dragão, formado por 13 pessoas, participa do desfile.

O Grupo:

A partir de uma oficina de bonecos gigantes, ministrada por Gustavo Noronha em 2001, foram criados quatro bonecões, um mês antes do carnaval. Desde então, um grande desfile com bonecos gigantes percorre as ruas da cidade, do interior mineiro e de estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

A Associação “Oficina Roda Terra” foi criada em 2004 com a finalidade de gerir projetos e atividades culturais que busquem o desenvolvimento humano e artístico do individuo e da comunidade, bem como atender as faixas carentes da cidade. A Associação tem apoio da Prefeitura Municipal de Brazópolis.

Bonecos Gigantes, os Bonecos de Olinda

O carnaval de Olinda é marcado pela presença de bonecos gigantes que seguem a temática da festa popular da cidade. O primeiro boneco carnavalesco de Olinda, a surgir para divertir os foliões, foi o “Homem da Meia-Noite”. Leia abaixo um resumo dos principais bonecos do carnaval de Olinda.

Homem da Meia-Noite

Foi criado em 1932, o primeiro personagem do carnaval, e até hoje um dos mais conhecidos em todo Brasil. O Homem da Meia-Noite tem a função de abrir o carnaval olindense. Expressa um sorriso com um dente de ouro, e traja terno verde e cartola. Carrega no braço um relógio que sempre marca o horário da meia-noite, e desfila no sábado de carnaval à noite.

Mulher do dia

Para acompanhar o solitário Homem da Meia-Noite, criaram a Mulher do dia em 1967. Baseada na Monalisa, possui cabelos negros compridos, sorriso com dente dourado, e traja vestidos em cores amarelas e azul, em homenagem a Iemanjá e Oxum.

Menino da Tarde

O casamento entre o Homem da Meia Noite e a Mulher do dia, gerou um filho, o Menino da Tarde. Personagem criado em 1974, mesmo sendo criança, já é trajado como adulto.

Menina da Tarde

Em 1977, nasce mais um na família, e neste caso é uma menina, a Menina da Tarde. Uma boneca muito vaidosa que sempre sai no carnaval com uma roupa nova.

Segundo Luís Câmara Cascudo, os primeiros grandes bonecos de festa aqui surgiram no Vale do Paraíba. Foi durante a festa do Bumba-meu-boi.


Pesquisa: Analu Alves e Daniela Souza
Fotos: Bonecões de Brasópolis: Stella Morena, gentilmente cedidas pela equipe do FITB.
Bonecos de Olinda, as 2 da direita: Gemerson H dias. Esquerda: internet.

Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br