Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos




"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)




* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

20/07/2010

Oficina de Noções Básicas de Animação Stop Motion

Boa tarde amigos e amigas,

Sou graduado em Cinema e TV, e cineasta de animação Moro atualmente em Juiz de Fora/MG e gostaria de divulgar meu projeto

SUCATA ANIMADA.
OFICINA DE NOÇÕES BÁSICAS DE ANIMAÇÃO STOP MOTION
utilizando materiais recicláveis na confecção de personagens e cenários

neste link vocês podem ver a animação que fiz para divulgar este trabalho:
http://www.youtube/. com/watch? v=gf8-VoCfRKM&feature=player_ embedded

Apresentação:

A palavra ANIMAÇÃO provém de anima, que em latim significa ALMA ou SOPRO VITAL. Antes de tudo, animar significa dar vida a objetos estáticos. A animação Stop Motion é uma técnica do cinema que consiste na captura de elementos de propriedade física e material em movimentos não contínuos, tendo revolucionado a maneira de fazer cinema. Foi inventada pelo ilusionista francês Georges Meliès, que em 1902 a utilizou no seu filme "A viagem à Lua". A animação Stop Motion é feita a partir de fotografias de objetos quadro a quadro que, ao serem projetadas em uma velocidade superior a 12 quadros por segundo, criam uma impressão de movimento. Os modelos são movimentados e fotografados até que se chegue ao produto final. Até hoje grandes estúdios de cinema ainda utilizam esta técnica em seus longa metragens de animação entre eles o renomado estúdio inglês Dream Works que produziu A FUGA DAS GALINHAS de Peter Lord e Nick Park, o estúdio norte americano Warner Bros com A NOIVA CADÁVER de Tim Burton e ainda o filme da Touchstone Pictures, de propriedade da Walt Disney Company, O ENTRANHO MUNDO DE JACK um filme de animação produzido em 1993, do gênero musical, dirigido por Henry Selick, produzido por Tim Burton e com roteiro de Burton e Michael McDowell.

Objetivos:

Capacitar integrantes das oficinas, introduzindo- os na arte da animação stop motion e manipulação de bonecos de espuma a fim de que as técnicas atribuídas possam ser usadas nas mais diferentes áreas de entretenimento e educação de forma lúdica, estimulando toda e qualquer expressão artística e desenvolvimento da cidadania, através de noções de ecologia e reutilização de materiais alternativos, mostrando assim as várias possibilidades de transformação de embalagens habitualmente destinadas ao lixo e sua utilização por meio de técnicas audiovisuais aplicadas ao projeto, com a produção de um filme de curta metragem em animação, gravado em DVD, e exibição do filme produzido, em locais públicos do município. Incentivando a criação de um pólo de produção de animação, possibilitando futuramente a ampliação do projeto a outras comunidades

Justificativa:

Nos últimos anos, tivemos um amadurecimento significativo do cinema de animação em nosso país. A diversidade da produção é crescente, e o surgimento de pólos de produção regionais traz diferentes abordagens a temas da cultura brasileira.

Além do mais, o ser humano sempre se preocupou em registrar suas histórias. Desde o tempo das cavernas, pintava suas imagens de caçadas e aventuras preservando assim sua cultura.

Nos dias de hoje, ainda mantemos essa vontade ancestral de registro de nossas histórias. Assim sendo, este projeto, quer ao mesmo tempo conscientizar contra o despedício e também registrar este momento histórico que vivemos, a era digital, com computadores cada vez mais possantes, nos possibilita registrarmos nossa história eletrônicamente, seja num filme, numa fotografia ou num desenho digitalizado.

Ao mesmo tempo que avançamos, convivemos com o desperdício de todo e qualquer material, orgânico ou inorgânico. Reciclar, virou palavra de ordem em nossa sociedade.

Este projeto ao capacitar as pessoas a produzir um curta metragem em animação e também para o reaproveitamento de embalagens e objetos aparentemente inúteis, configura incentivo ao desenvolvimento e fortalecimento de potencialidades artísticas e criativas de pessoas de qualquer idade. a promoção da cultura e das causas ambientais se torna aliada da arte e também possibilita, inclusive, a geração de renda. Há ganhos também para as instituições que adotarem o projeto, uma vez que se trata de ação pioneira e capaz de incentivar registros internos e de promoção dessas instituições, direta ou indiretamente.

Além do que, a produção de um filme é hoje o melhor registro de nossa história e ficará para sempre eternizado aos olhos do espectador.

Público Alvo:
• Alunos de cursos de comunicação, cinema, tv, artes plásticas;
• Professores do ensino fundamental e médio;

Material Didático e Certificado

Cada aluno receberá um CD-R com a apostila com dicas e truques, a animação feita pelo grupo em formato AVI e um software (livre), próprio para produzir suas próximas animações.

Os alunos que tiverem 75% de presença e aproveitamento receberão um certificado da produtora AGente QUE FEZ Animações.

Metodologia:

As oficinas terão abordagens teórico e prática, com apresentação de cenas de animações e vivência dos trabalhos analisados em sala de aula.

O curso será aplicado em 30 horas para um grupo de no máximo 10 e mínimo de 5 alunos. Os participantes serão organizados em grupos para a otimização do uso dos materiais. Serão abordados também os tipos de matérias primas e ferramentas, bem como a importância da utilização de materiasi recicláveis.

Investimento:

O investimento para a entidade contratante é de total da oficina é de R$ 2.100,00 (dois mil e cem Reais), além de passagem, hospedagem e alimentação do monitor e um assistente.

Contato: Cacinho Animações cacinhojf@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br