Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos




"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)




* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

19/07/2010

Ana e os Bonecos - Muppets - Parte 7 (última)

Por trás dos Muppets

Visto que os Muppets estão por aí há mais de 50 anos, muitas pessoas têm nos seus currículos a carreira de "manipulador" - na verdade mais de 100. Jim Henson foi seu líder, mas Frank Oz, seu braço-direito, também é uma parte integral da história dos Muppets.

Bernard Gotfryd/Getty Images  Jim Henson e Caco

Jim Henson

Resumindo, sem Jim Henson, os Muppets não existiriam. Henson começou a praticar titeragem como estudante no segundo grau. Até a sua morte em 1990, ele atuou e deu voz a inúmeros Muppets, incluindo Caco, Rowlf, Waldorf, Dr. Teeth, Link Hogthrob e Ernie. Henson supervisionou e fez parte da criação de tudo que está relacionado aos Muppets, incluindo a atuação, elaboração de roteiros, desenho, fabricação, direção e produção. Após a sua morte, o antigo manipulador Steve Whitmire assumiu seu lugar na atuação de muitos Muppets de Henson, incluindo Caco (ao contrário da crença popular, o filho de Henson, Brian, nunca emprestou sua voz a Caco). Os filhos de Henson comandam a Jim Henson Company atualmente.

Henson não tinha ilusões sobre os bonecos - de acordo com Frank Oz, eles foram "um meio para uma conquista". "Quando Jim tirou Caco de seu braço, não teve dificuldade de deixá-lo para trás e ir a outro lugar" [fonte: Finch].

Frank Oz

Oz começou a trabalhar com Jim Henson quando tinha 19 anos - ele foi contratado inicialmente para substituir a esposa de Henson, Jane, quando os Hensons começaram uma família. Seu primeiro trabalho foi o de mão direita de Rowlf, o cachorro. Oz atuou e deu voz originalmente a vários Muppets, incluindo Bert, Grover, Come-Come, Animal, Miss Piggy e o urso Fozzie. Eventualmente, Oz participa do roteiro e da direção de produções de Henson. Ele será sempre identificado como o manipulador e a voz de Yoda na série "Guerra nas estrelas" (em inglês). Após 30 anos, Oz começou a focar mais seu próprio estilo no trabalho de direção. Ele ainda atua ocasionalmente e empresta sua voz a muitos personagens Muppets.

Oz e Henson tiveram uma relação única de trabalho porque a maioria de seus personagens normalmente interagiam. "Assistir ao Ernie de Jim provocando Bert de Frank Oz e levando-o a se distrair era para quem estava perto uma alegria única", disse Caroly Wilcox, uma fabricante, desenhista e manipuladora de longa data [fonte: Finch]. Henson disse que Oz era "provavelmente o maior responsável pelos Muppets começarem a ser engraçados" [fonte: Finch].

Sendo um titeriteiro

Muitas escolas e universidades ao redor do mundo oferecem cursos e graduação na arte da titeragem. Você pode ver uma lista deles na Internet em UNIMA-USA (em inglês), a filial americana para a organização de titeragem Union Internationale de la Marionette.

Muitos manipuladores tem formação em arte, jornalismo e teatro, mas o melhor modo de se tornar um titeriteiro é começar. Existem muitos sites para você construir seus próprios bonecos e aprender como atuar com eles, incluindo:

• Puppet 101 (em inglês)
• Project Puppet (em inglês)
• Fórum de titeragem no Muppet Central (em inglês)
• Puppet Planet (em inglês)

As origens dos Muppets

Devido ao seu status atual, é difícil imaginar que os Muppets não começaram como personagens para crianças, ou que inicialmente Jim Henson errou na idéia de criá-los para "Vila Sésamo". Mas "Sam and Friends", o primeiro programa de TV de Henson, era para adultos. Ele começou em 1955, como um calouro de universidade com uma colega, Jane Nebel (com quem posteriormente se casou). "Sam and Friends" Muppets incluia Caco assim como Sam, Yorick, Harry, Professor Madcliff, Mushmellon e Chicken Liver.

Padrão noite/Getty Images
Rowlf faz um dueto com Liberace em 1978

Os Muppets em "Sam and Friends", na maioria das vezes, dublavam canções populares e esquetes de comédia, além de parodiar outros programas de TV. Eles ficaram seis anos na estação local de Washington, D.C. e sua popularidade rendeu a Henson um convite para atuar em programas como "The Tonight Show".

Durante sua temporada, os Muppets começaram a aparecer em comerciais sobre tudo, desde café até comida de cachorro. Rowlf, o cachorro, foi criado especialmente para os comerciais da Purina Dog Chow e foi uma personagem regular no "The Jimmy Dean Show" de 1963 a 1966. No fim dos anos 60 e início dos 70, Henson gravou inúmeros pilotos e especiais de TV onde os Muppets eram os astros, mas ainda sem uma série.

Em 1968, Joan Cooney fundou a Children's Television Workshop e foi fortemente encorajada a trazer os Muppets para "Vila Sésamo", o novo programa de educação infantil que ela estava desenvolvendo. Henson não aceitou de imediato, mas de acordo com Jane Henson, ele tinha concordado em parte "porque havia começado a acreditar que as crianças poderiam ser uma audiência muito boa" [fonte: The Works]. Os Muppets que Henson e sua equipe criaram continuaram a aparecer em "Vila Sésamo" e em numerosos especiais de TV.

Henson gravou o piloto de "The Muppet Show", "Sexo e violência", em 1975. No mesmo ano, um novo programa da NBC chamado "Saturday Night Live" começou a transmitir esquetes de "Land of Gorch", lançando novos personagens Muppets. Contudo, os roteiristas de "Saturday Night Live" não gostaram de escrever para os Muppets e eles foram "despedidos" no meio da primeira temporada.

A ABC aprovou o piloto do "Muppet Show", mas Henson fechou um acordo com a ITC, uma divisão da Associated Communications Company. O programa foi gravado em Londres e enviado para as estações da CBS ao longo dos Estados Unidos. Inicialmente, os produtores tiveram dificuldade para encontrar atores e músicos para serem "convidados especiais", mas já na quinta temporada eles tinham uma lista enorme de talentos para escolher. "The Muppet Show" era totalmente distinto de tudo o que havia anteriormente na TV - um espetáculo de variedades com peças satíricas, um enredo e números musicais, feitos principalmente por bonecos. Ao final, pessoas em todo o mundo haviam assistido ao programa.

Devido a sua enorme popularidade, "The Muppet Show" gerou três filmes enquanto Henson estava vivo: "The Muppet Movie", "The Great Muppet Caper" e "Os Muppets conquistam Nova York" e seis produções diretamente para o vídeo e para a TV. Em 1977, Henson criou um especial de TV para a HBO, "Emmet Otter's Jug Band Christmas", baseado em um livro para crianças. Seus personagens realistas foram Muppets e marionetes e muito da tecnologia criada para "Emmet Otter" foi fabricada a partir de outros filmes dos Muppets.

A série seguinte de TV para crianças de Henson, "Fraggle Rock", foi ao ar de 1983 a 1986 na HBO. Muito diferente de "Vila Sésamo", "Fraggle Rock" descrevia as interações entre três "raças" de Muppets: Fraggles, Doozers e Gorgs. O programa ainda tinha segmentos com Doc e seu cachorro Sprocket, habitante do espaço sideral (o mundo humano). "Fraggle Rock" também obteve grande sucesso e foi transmitido em diversos países e línguas

¬A seguir, examinaremos as produções dos Muppets dos anos 90 até os dias atuais.

Mídias recentes dos Muppets

Patrick Riviere/Getty Images
O elenco de "Puppet Up!

Sem censura" em Sydney, Austrália

As mais recentes séries dos Muppets para a TV incluem "The Jim Henson Hour" (1989), "Dog City" (1992-95) e "Muppets Tonight" (1996-97). O último era uma versão melhorada do "The Muppet Show", comandado por um Muppet meio humano chamado Clifford, em vez de Caco, e com uma mistura de Muppets clássicos e novos personagens. No mesmo ano em que "Muppets Tonight" saiu do ar, o Disney Channel começou a exibir "Bear in the Big Blue House", uma série de TV para crianças comandada por um Muppet de corpo inteiro chamado Bear. Ela durou quatro temporadas.

Em 2001, a Jim Henson Company criou uma série de TV para crianças exibida na Grã-Bretanha chamada "The Hoobs". Ela foi exibida durante quatro temporadas na Grã-Bretanha (em inglês) e começou a ser exibida nos Estados Unidos em 2006.

O ano de 2006 marcou o retorno da titeragem de Henson para adultos. Brian Henson estreou uma improvisação de titeragem ao vivo no programa de comédia, "Jim Henson's Puppet Up! Sem censura", no the U.S. Comedy Festival. O programa foi feito ao vivo em Hollywood, Escócia e Las Vegas. O TBS foi ao ar em Las Vegas como um especial de uma hora em 2006 e começou a exibir episódios na Web em 2007 no TBS.com. "Puppet Up!" continua a ser exibido em várias localidades, incluindo Sydney (em inglês), Austrália e, em 2007, no San Diego ComicCon.

Personagens clássicos dos Muppets como Caco e Miss Piggy continuam a fazer aparições em programas de TV como "America's Got Talent" e "The Today Show" e em comerciais. The Henson Company está desenvolvendo um programa para a Logo Network chamado "Tinseltown", com enredo sobre um casal de bonecos homossexual. O filme "Fraggle Rock" está em princípio programado para o fim de 2008 ou início de 2009.

Avenue Q

Em 2003, um musical chamado "Avenue Q", uma paródia Generation X da "Vila Sésamo", estreou na Broadway. Seu elenco original inclui muitos manipuladores formados como Jennifer Barnhar, Stephanie D'Abruzzo, Rick Lyon e John Tartaglia. Inicialmente, a Henson Company e a Sesame Workshop estavam preocupadas porque os bonecos de "Avenue Q" se parecem muito com os Muppets, mas finalmente as companhias entraram em acordo. Em 2004, "Avenue Q" ganhou o Tony Award como melhor musical. Produções em outros países começaram em 2006 e existem atualmente duas produções americanas: uma na Broadway e outra rodando o país.

Veja mais em:

http://anaeosbonecos.blogspot.com/2010/05/muppets-parte-2.html
http://anaeosbonecos.blogspot.com/2010/05/muppets-parte-iii.html
http://anaeosbonecos.blogspot.com/2010/07/muppets-parte-4.html
http://anaeosbonecos.blogspot.com/2010/07/muppets-parte-5.html
http://anaeosbonecos.blogspot.com/2010/07/informacao-muppets-6.html Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br