“Em um passado não muito distante, os bonecos eram vistos somente como parte do teatro infantil. No entanto, agora eles têm um papel importante no teatro contemporâneo, como parte de uma estimulante e inovadora linguagem cênica. Atores são treinados para usar bonecos e objetos e para entender os modos através dos quais bonecos e objetos animados ganham vida no palco. Na cena contemporânea, o teatro de bonecos tem valor cultural, significado visual e tem a função de contar histórias. Além de uma rica tradição enraizada na cultura popular (não apenas na cultura européia, mas também nas tradições asiáticas), este tipo de teatro também possui qualidades teatrais que permitem a comunicação com platéias contemporâneas, independentemente dos contextos culturais e lingüísticos. Como imagens visuais, através do movimento, da dança e da música, os bonecos podem transmitir a experiência do palco a platéias internacionais sem a necessidade de uma linguagem verbal específica como carro-chefe do processo de comunicação.” A teatralidade das marionetes na cena de robert lepage - Aleksandar Sasha Dundjerovic (Drama School of Arts - Manchester)"
Este é um trecho publicado na Revista Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas nº 5.
A revista Móin-Móin, é a única publicação brasileira especializada em teatro de formas animadas. É publicada pela SCAR - Sociedade Cultural Artística, de Jaraguá do Sul/SC e da UDESC, e tem o apoio da FUNCULTURAL, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte e do Governo do Estado de Santa Catarina.
Cada revista possui uma temática; e o tema é abordado através de diversos textos elaborados por profissionais e pesquisadores reconhecidos da área.
Móin-Móin tem mais de 200 páginas e o custo é de R$25,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.