Não se esqueça!

.
O Blog Ana e os Bonecos está com novo formato e muitas novidades para vocês!
Não deixem de visitar: basta clicar sobre a imagem abaixo e você será redirecionado.
Ou se preferir, digite www.anaeosbonecos.com.br no seu navegador.
.

O novo Ana e os Bonecos já está no ar! E agora com muito mais espaço e praticidade, e com o uso de ferramentas exclusivas para levar toda o encanto do Teatro de Bonecos até você.
Basta clicar sobre o convite acima e você será direcionado ao novo blog.
Estamos esperando sua visita!

Equipe Ana e os Bonecos




"Belas e lúdicas as ilustrações prendem a atenção e despertam a fantasia que une adultos e crianças." (Bons Fluídos, fev. 2009)




* Acima, lápis de cor e aquarela sobre canson. Analu Alves - 05/2010.



Páginas

.
*Lápis de cor sobre Canson. Início - Festa Junina; Links - Congado; Técnica - Festa do Divino; Mamulengo; Fotos - Bois Caprichoso e Garantido; Agenda - Procissão do Fogaréu.



Ana e os Bonecos - Tradutor

Ana e os Bonecos - Pesquisa

19/07/2010

Ana e os Bonecos - Muppets - Parte 6

Luzes, câmera, Muppets
Bill Pierce/Time & Life Pictures/Getty Images

O ator Matt Robinson (como Gordon) conversa com Come-Come na "Vila Sésamo"

A manipulação dos Muppets nos programas de TV e nos filmes requer medidas especiais porque o manipulador deve ficar escondido para manter a ilusão. Quando "Vila Sésamo" começou, Henson trouxe a idéia de "elevar" o cenário sempre que possível. Isto significa que o cenário está, na realidade, a 4 metros no ar, assim os manipuladores ficam na sua própria altura com as suas mãos acima de suas cabeças para operar seus Muppets (alguns manipuladores vestem calçados fabricados especialmente para elevá-los, assim ficam com a mesma altura de seus colegas mais altos). A câmera é posicionada para filmar somente a ação dos Muppets, o que faz parecer que eles estão andando ao redor do cenário por conta própria.

Manter tudo em perspectiva pode ser enganador. Cenários que mostram somente atuações de Muppets são geralmente do "tamanho dos Muppets", enquanto cenários que incluem atores devem ser somente de tamanho natural ou uma combinação dos dois. Por exemplo, os "bastidores" construídos no "The Muppet Show" têm uma escada de tamanho natural, mas o vestiário é 7/8 o tamanho das portas normais [fonte: Finch]. Às vezes o ator simplesmente é erguido bruscamente na altura do manipulador, então, ele e o Muppet ficam na mesma altura para interagir. Mas isso não é sempre prático assim. Algumas vezes, os cenários são construídos com aberturas no chão para os manipuladores se posicionarem quando atuam, o que não aparece na câmera.

Com o objetivo de enxergarem o que seus Muppets estão fazendo, os manipuladores têm monitores em sua frente (ou amarrados a eles). Eles devem sempre lembrar que quando se movem para a esquerda, o Muppet irá se mover para a direita e vice-versa. Se o áudio é ao vivo (as músicas são normalmente pré-gravadas e dubladas), o manipulador usa um microfone em uma tiara. Os roteiros são freqüentemente exibidos no monitor.

Entretanto, os Muppets nem sempre atuam em cenários que se erguem. Quando eles se aventuram para fora do estúdio de gravação, a manipulação dos Muppets assume uma dimensão completamente nova. Freqüentemente, o manipulador tem que se abaixar ou se deitar para se manter fora do alcance da câmera enquanto atua. No cenário de rua em "Vila Sésamo", os manipuladores sentam em pequenos assentos rolantes. Algumas vezes um aparato especial é construído para acomodar o manipulador ou o Muppet.

Dois lugares em um

Alguém já se perguntou por que nunca viu Caco e Rowlf, o cachorro, conversando no "The Muppet Show"? Isso não acontecia porque ambos eram executados por Jim Henson. O mesmo acontece com o urso Fozzie e Miss Piggy, ambos feitos por Frank Oz. Quando Oscar e Garibaldo conversam na "Vila Sésamo", Carroll Spinney normalmente opera Garibaldo ao vivo enquanto um assistente opera Oscar. Spinney grava previamente os movimentos de Oscar.

Quando "The Muppet - o filme" chegou aos cinemas em 1979, muitas pessoas ficaram maravilhadas com a interação dos Muppets com o mundo real. Na seqüencia de abertura, Caco senta em um tronco no pântano, toca o banjo e canta. A água no pântano é real e a câmera se move 360º ao redor de Caco, então onde está o manipulador? Jim Henson opera Caco através de uma luva de borracha enquanto se aperta em uma câmara pequena, construída debaixo da água. Um tubo na superfície permite a Henson respirar.

Outro filme com os Muppets mostrou os bonecos andando de bicicletas, dirigindo carros, voando em aviões, em outras palavras, agindo como se fossem pessoas. Para os passeios de bicicleta, os fabricantes criaram versões em marionete dos Muppets, operados a partir de um conjunto de cabos suspensos acima deles (cenas dos passeios de bicicleta subseqüentes foram realizadas por controle remoto). Nas cenas com carros, os manipuladores se abaixavam no assento traseiro e uma pessoa de estatura pequena dirigia de fato o carro enquanto assistia um monitor.

Mergulhos em piscinas e viajens de aviões requerem uma técnica conhecida como troca de bonecos. Isso significa que alguns Muppets são criados tanto como bonecos de mão como bonecos de corpo inteiro e podem ser trocados dependendo do que a cena pede. Quando Miss Piggy anda de skate no "Os Muppets conquistam Nova York" ou quando Oscar passeia em seu entulho no cenário de "Vila Sésamo", eles são Muppets de corpo inteiro manipulados por pessoas de baixa estatura em vez de bonecos de mão.

Muitas das características dos Muppets foram desenvolvidas durante décadas por um núcleo de manipuladores. Na próxima seção, conheceremos em detalhes Jim Henson e Frank Oz.

Veja mais em:
http://anaeosbonecos.blogspot.com/2010/05/informacao-muppets-1-de-7.html

http://anaeosbonecos.blogspot.com/2010/05/muppets-parte-2.html
http://anaeosbonecos.blogspot.com/2010/05/muppets-parte-iii.html
http://anaeosbonecos.blogspot.com/2010/07/muppets-parte-4.html
http://anaeosbonecos.blogspot.com/2010/07/muppets-parte-5.html Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Analu e os Bonecos e deixar um comentário. O seu comentário será lido, comentado e publicado. Inté breve!
Analu.

 
BlogBlogs.Com.Br